Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2017, 09:25

Ação integrada rende frutos no Sistema CNDL em MT e Sinop participa

Por: FCDL/MT

Inovação, conhecimento e oportunidades. Esses foram os frutos que os presidentes, diretores e colaboradores das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso citaram como resultado do 1º Planejamento Estratégico, organizado pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT), realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, em Cuiabá.

O Planejamento Estratégico foi o primeiro do Sistema em Mato Grosso e seguindo as diretrizes da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) foi um passo importante para o fortalecimento das CDLs. “Depois de recebermos o PNDV (Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo) percebemos a necessidade de nos organizarmos, planejarmos juntos e a integração foi um diferencial durante o Planejamento Estratégico, foi o primeiro de muitos”, destacou o presidente da FCDL-MT, Ozair Bezerra.

Conduzido pelo consultor de Estratégia Empresarial, Leyder Nunes, o Planejamento proporcionou troca de experiências entre as entidades, estimulando as ideias.”Nós identificamos muitas oportunidades, possibilidades de negócios diferentes, cada um na sua cidade, no seu contexto. Mas tudo isso inova, muitas oportunidades se perdem pela falta de planejamento”, disse o consultor.

A gerente da CDL de Sinop, Vanusa Ires, citou como um ponto positivo o relacionamento com todas as CDLs, e compartilha experiências. Opinião que compartilha o gerente da CDL de Alta Floresta, Eliseu Pelisson.

Para o presidente da CDL de Primavera do Leste, Naudi Rohr, a realização desse planejamento mostra e reforça o alinhamento entre as CDLs, FCDL e CNDL e “isso é muito importante”.

Os participantes destacaram que os três dias de treinamento serviram para despertar novas ideias e organizar aquelas que já tinham e não sabiam como colocar em prática da forma correta. Como disse Jean Karlos, presidente da CDL de Confresa, uma cidade da região Araguaia que fica localizada há 1.160 km de Cuiabá. O acesso é difícil e para participar de eventos na capital são mais de 23 horas de viagem. Jean Karlos comentou que o conhecimento agrega muito e prevê desenvolvimento. “Muitas vezes já conhecemos mas estamos colocando de forma errada, tem que ser de frente pra trás e estamos colocando de detrás pra frente”, argumentou o presidente da CDL de Confresa.

Evelize Barros, da CDL de Lucas do Rio Verde também aprovou a iniciativa e destacou que chamou a atenção da necessidade de planejar e não sair fazendo as coisas, gastando mais energia com menor resultado.

Foram 20 cidades participantes, CDLs de pequeno, médio e grande porte. “Nós queremos todas as CDLs integradas, assim como buscamos a nossa integração com a CNDL, assim teremos mais força”, completou o presidente da FCDL-MT.