Segunda-feira, 15 de Junho de 2020, 07:41

CDL ALERTA: PREFEITURA VAI FECHAR EMPRESAS QUE NÃO COMBATEREM O CORONAVÍRUS

A semana começa com um apelo da prefeita Rosana Martinelli: “Os números de vítimas do Covid-19 tem aumentado em Sinop, empresários e a população não podem descuidar da prevenção. Todos tem que colaborar para frearmos a contaminação e evitarmos um lockdown”

O apelo direcionado a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop e a todas as empresas filiadas é para que os empresários reforcem ainda mais os cuidados em seus estabelecimentos, não apenas como seus colaboradores mas também com seus clientes. O uso das máscaras por todos precisa ser constante, dentro e fora das empresas; o álcool 70% tem que estar disponível e a prática de lavar as mãos deve ser uma rotina; além disso as aglomerações são inadmissíveis, o distanciamento entre as pessoas deve ser seguido rigorosamente em todos os lugares.

A CDL Sinop recebeu o pedido da prefeita para que alerte os empresários porque esta semana a fiscalização será ainda mais intensa do que tem sido. “Seremos muito mais rigorosos, não só para as pessoas nos comércios, como tem sido feito na parte noturna, mas fiscalizaremos também durante o dia e faremos abordagens inclusive nos grupos de pessoas em vias públicas. Quem já foi multado e for reincidente vai ser fechado”, disse Rosana que ainda finalizou, “não podemos descuidar da prevenção, isso é primordial, a meta é diminuirmos nossos números e essa semana é muito importante, então esperamos que todos colaborem”.

No último boletim divulgado pela prefeitura Sinop os números do COVID-19 até domingo (14): Confirmados: 161, Recuperados: 78, Isolamento domiciliar confirmados: 68, Óbitos: 9, Internações: 6 (Enfermaria hospital privado: 1, UTI regional: 3, UTI hospital privado: 1, Enfermaria regional: 1) e Amostras totais enviadas desde 16 de março: 262.

Vale destacar que desde a semana passada o Hospital Regional de Sinop conta com 20 leitos de UTIs e 31 de enfermarias específicos para Covid-19, uma ampliação que foi agilizada pelo pedido da CDL Sinop junto ao governador e aos deputados. Mas esta estrutura não é exclusiva de Sinop, ela atende 14 municípios da região, cerca de 500 mil pessoas, o que significa que mesmo com a ampliação ainda estamos com deficit de leitos.

“A CDL Sinop tem lutado para manter a economia da cidade funcionando, buscando alternativas de funcionamento seguro e o empresário tem feito a parte dele, temos cobrado mais saúde dos governantes e eles também tem colaborado, resta a população fazer a parte dela também, indo as ruas quando necessário e cumprindo com as medidas protetivas não apenas no comércio mas em todos os momentos”, disse o presidente da CDL Marcos Antônio Alves.