Notícias

Segunda-feira, 08 de Junho de 2020, 10:00

Tamanho do texto A - A+

CDL COBRA DO GOVERNADOR NOVOS LEITOS DE UTI PARA SINOP

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, preocupada com um possível colapso na saúde pública do norte do estado e especialmente no município encaminhou oficio ao governador do estado Mauro Mendes cobrando a instalação imediata de novos leitos de UTI.

“Desde que a Pandemia do Coronavírus iniciou está sendo divulgado que o Hospital Regional dobrará sua capacidade de atendimento de 10 para 20 leitos de UTI e de 20 para 40 leitos de enfermaria, mas os dias estão passando, os casos aumentando e os leitos ainda não vieram”, esclareceu o presidente da CDL Marcos Antônio Alves.

Além disso a UTI da ala Covid-19 tem estado com sua ocupação máxima em diversos dias , não apenas por casos de Sinop, mas de toda região e até mesmo com pacientes do sul do Pará, o que torna a ampliação ainda mais urgente. Desta forma a entidade que representa os empresários de Sinop está cobrando o governador.

O ofício que pede as novas UTIs foi protocolado com o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, que além de sinopense é líder do governo, e com o Secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho. Tanto o deputado como o secretário receberam o documento nesta segunda-feira pela manhã.

Veja o ofício na íntegra:

 

Sinop, 08 de junho de 2020.
Exmo Sr
Mauro Mendes
Governador de Mato Grosso

A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP – CDL SINOP, legitima representante do comércio sinopense, tendo em seu quadro de associados mais de 1.400 empresários filiados, sendo uma das maiores entidades representativas de Sinop, neste ato representada pelo seu PRESIDENTE MARCOS ANTÔNIO ALVES, vem solicitar a vossa excelência que atue de forma diferenciada em prol da Saúde Pública de Sinop e de toda região Norte do Estado.
Atualmente Sinop conta com o Hospital Regional, com atendimento exclusivo pelo SUS e sendo hospital de referência para Covid-19. A ala do Covid-19 possui em sua estrutura 20 leitos clínicos na enfermaria e 10 leitos de UTI para atender, inicialmente, cerca de 500 mil pessoas, que correspondem a população de 14 municípios, do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Porem deve-se levar em conta que atualmente o Hospital atende mais do que isso, não apenas pacientes destes 14 municípios, mas de todo norte de Mato Grosso e inclusive do sul do Pará.
Levando-se em consideração apenas os habitantes destes 14 municípios o Regional já está trabalhando com deficit de leitos clínicos e de UTIs, já que a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde, é de que existam de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes e hoje o Regional de Sinop tem 1 leito para 50 mil habitantes.
Desde o início da Pandemia do Coronavírus sabe-se que o Hospital vem trabalhando para ampliar estes leitos e a promessa do Governado é de que a capacidade dobre e o Regional passe a contar com 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria. Porém o avanço da doença tem aumentando dia a dia e até agora os leitos não foram instalados.
Preocupados com a saúde de Sinop e de toda região Norte de Mato Grosso a Câmara de Dirigentes Lojistas vem solicitar a vossa excelência um cronograma de instalação dos novos leitos e agilidade nesta instalação uma vez que na última semana por diversas vezes tivemos a ala Covid-19 com ocupação de 100% dos leitos de UTI.
Não podemos esperar o colapso da saúde pública do nortão de braços cruzados, precisamos de medidas emergenciais e urgentes.
Sendo o que tínhamos para o momento agradecemos desde já vossa atenção, colocando-nos a disposição e apostando que a crise hora instalada vai passar e dias melhores virão, porque #JuntosSomosMaisFortes.
Atenciosamente

Marcos Antônio Alves

  • Presidente da CDL Sinop
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei