Quinta-feira, 19 de Março de 2020, 11:10

CDL E ACES entregam pedidos do comércio para prefeita

O objetivo das entidades é diminuir os efeitos da Pandemia na economica da cidade

Preocupados também com a SAÚDE ECONOMICA de Sinop as entidades representantes do comércio local, Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop – CDL e a Associação Comercial E Empresarial De Sinop – ACES, protocolaram com a Prefeita Rosana Martinelli e com o Secretário de Finanças Astério Gomes um documento reivindicando medidas que diminuam os efeitos da Pandemia do Coronavirus na economia da cidade.

Foi solicitado:

-Criação de um gabinete de GESTÃO DE CRISE exclusivamente para avaliar as demandas ECONÔMICAS advindas da Pandemia do Coronavírus,
- Diferimento do prazo de pagamento do IPTU por 3 meses,
- Diferimento do prazo de pagamento da Taxa de Lixo por 2 meses,
- Diferimento do prazo de pagamento do ISSQN por 3 meses,
- Atuação junto as concessionárias de água, esgoto e energia solicitando o diferimento do prazo de pagamento das faturas empresariais por 2 meses,
- Atuação junto as concessionárias de água, esgoto e energia solicitando a proibição de cortes de energia e água nestes períodos de isolamento e quarentena,
- No prazo de 4 meses avaliar a economia local para instituir o REFIS 2020.

oficio corona pref3

“Estamos muito preocupados com a saúde e a vida das pessoas sim, mas não podemos esquecer a saúde econômica da cidade e neste aspecto essas medidas são necessárias”, explicou o presidente da ACES Kayton Gonçalves.

“Nos baseamos nas medidas que estão sendo tomadas nas esferas estadual e nacional e pensamos também no tempo que a economia vai demorar para voltar ao normal depois que passar esse momento crítico”, destacou o presidente da CDL Marcos Antonio Alves.

O documento entregue pela entidades oficializou a conversa iniciada pelo diretor da CDL Fernando Raiter, na ultima terça-feira, quando aconteceu uma reunião mais ampliada para tratar sobre o Decreto Municipal do Covid-19. Tanto a prefeita como o secretario receberam as entidades de portas abertas e, confirmando o dialogo franco, viram as reivindicações como justas e possiveis de serem atendidas.

“A primeira coisa que faremos é um estudo para avaliar a melhor proposta a ser implementada, especialmente em relação ao ISSQN, mas para as demais não vejo dificuldades”, pontuou o secretario Gomes.

“A prefeitura sempre trabalhou pensando no empresário porque sabemos da importancia dele para economia de Sinop e vamos avaliar cada ponto com muita responsabilidade para garantir que nossa economia sobreviva a este momento, respeitando todas as exigencias legais”, finalizou a prefeita Rosana Martinelli explicando que o proximo passo e a apresentação destas demandas para o Gabinete de Gestão de Crise.

oficio corona pref4

VEJA NA INTEGRA O OFICIO PROTOCOLADO:

Sinop,18 de março de 2020.
A Exma Sra Rosana Martinelli
Prefeita de Sinop

Ref.: PANDEMIA DO CORONAVIRUS (Covid-19) e reflexos na economia

A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP – CDL SINOP E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE SINOP – ACES SINOP, entidade, sem fins lucrativos e legitimas representantes do comércio de Sinop, vem clamar a vossa excelência, autoridade máxima de nosso município, que diante da Pandemia do Coronavirus e da grave crise econômica que começa a se instalar em nossa cidade, estado, país e em todo mundo, seja uma aliada do setor produtivo que move a economia e que terá muitas baixas caso o poder público fique indiferente.
É público e notório que os alertas expedidos a população para que evitem aglomerações, vindos das esferas federal, estadual e municipal, tem mantido as pessoas em casa e espantado a maioria dos clientes do comercio de Sinop. Este é apenas o primeiro passo para o isolamento, que tem sido a medida adotada em todo o mundo para frear o Coronavirus.
A saúde de toda a população é uma preocupação de todos e estas medidas são inevitáveis e necessárias mas é preciso observar também a saúde econômica das nossas empresas e neste aspecto o poder público não pode ignorar este problema.
O governo federal anunciou uma série de medidas de ajuda a economia como antecipar a primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS, reduzir o teto de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas e aumento da margem e do prazo de pagamento, Diferimento do prazo de pagamento do FGTS por 3 meses, Diferimento da parte da União no Simples Nacional por 3 meses, entre outros.
Na esfera estadual projetos de Lei estão tramitando na Assembleia Legislativa com o intuito de auxiliar o combate à crise gerada pela pandemia. Eles pedem a redução de alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Mercadorias) em algumas operações, medidas extraordinárias que garantam à oferta de produtos e insumos, e a garantia dos direitos ao Bolsa Família e Pró-família aos estudantes da rede pública.
Diante deste esforço de todos para superarmos esta crise vimos solicitar a Prefeitura de Sinop que faça também a sua parte no que diz respeito ao empresariado local. Solicitamos:
- Criação de um gabinete de GESTÃO DE CRISE ECONÔMICA da Pandemia do Coronavírus,
- Diferimento do prazo de pagamento do IPTU por 3 meses,
- Diferimento do prazo de pagamento da Taxa de Lixo por 2 meses,
- Diferimento do prazo de pagamento do ISSQN por 3 meses,
- No prazo de 4 meses avaliar a economia local para instituir o REFIS 2020.
Lembramos que essas medidas são fundamentais para evitarmos falências e fechamento de muitos estabelecimentos que precisam das vendas diárias para sobreviver, e que são essenciais em nossa cidade gerando emprego e renda para muitas pessoas.

Certos de contarmos com vossa compreensão e agradecemos e despedimo-nos.
Atenciosamente

Marcos Antônio Alves e  Klayton Gonçalves