Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 07:44

CDL participa de mutirão do DIA DO CONSUMIDOR na Gleba Mercedes

Por: Luciano André com Daniela Melhorança

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) esteve presente na Gleba Mercedes V, no último final de semana, realizando o Mutirão Procon Itinerante em parceria com diversas instituições, entre elas a CDL Sinop e levando serviços e ações de cidadania à população local.

Além de orientações jurídicas e registro de reclamações, os moradores do núcleo Campos Novos e adjacências, tiveram a oportunidade de solicitar consultas ao SPC, fazer cadastros positivos do SPC, conhecer a CDL, além de poderem fazer teste de glicemia, tipagem sanguínea, receber orientação nutricional, orientações e prevenção ao câncer de mama, colo uterino, hipertensão, além de corte de cabelo, maquiagem e várias outras atividades voltadas à área da saúde e à beleza feminina.

Esta é a primeira ação itinerante que o Procon realiza no ano de 2018 e, segundo a sua diretora, Juliana Baptista Torres, visa levar cidadania o mais longe do centro de Sinop possível. “Este é o primeiro evento do Procon itinerante. Escolhemos a Gleba Mercedes porque temos, distante do centro e das informações corriqueiras, 507 famílias de produtores e, consequentemente, consumidores, mas em nosso calendário, muito outros irão ocorrer durante esse ano”, justifica.

Ainda segundo a diretora, o trabalho educativo é muito importante por isso o órgão sempre trabalha em parceria com entidades como a CDL que representa o comercio. “O consumidor bem informado continua buscando os serviços do Procon, mas de forma muito mais ágil se o lojista também estiver informado. Não há mais as audiências, não há mais custo com o advogado, o aborrecimento da espera de ter seus serviços restabelecido ou o seu direito resguardado”, explicou ao lembrar que a ação precede a semana do consumidor que reserva várias outras ações como uma blitz orientativa prevista para o dia 15, a partir das 16h, na praça Plínio Callegaro.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Kreibish, que vem sedo parceira do Procon em várias outras ações foi muito gratificante e proveitoso para a entidade poder participar. “A CDL representa o lado lojista, o varejo, o Procon está atrelado às reclamações dos consumidores, então temos que trabalhar unidos e quando fazemos essa parceria, nós evitamos problemas para o consumidor corrigindo, as vezes, o comércio em geral”.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, José dos Santos, o primo Zé, foi uma honra receber a ação do Procon e seus parceiros. “É um benefício muito bom para o povo termos o Procon atendendo, nos trazendo serviços de saúde, muitas informações, a CDL, muitas outras entidades. É muito proveitoso esse avento na nossa comunidade porque encurta muito caminho. Invés do povo ir lá, os representantes trazem a informação direto na comunidade”.

Moradora da comunidade há sete anos, Lucineide Rosa, que buscou informação na área da saúde aprovou. Ela descobriu, com os alunos do curso de nutrição da Faculdade Fasipe que os intervalos de suas refeições são muito longos e que isso não faz bem para a sua saúde. “Aprendi que eu tenho que me alimentar de três em três horas para manter o organismo trabalhando melhor”, explicou ao apontar que quando vai à cidade as coisas são corridas e o tempo curto.

Rosilene Lopes, que também buscou informação na área da saúde, confessou ter aprendido coisas que não sabia. “Eu achei muito legal que a gente vai aprendendo o que tem que fazer, como cuidar da saúde, por exemplo”, disse ilustrando que aprendeu a forma correta de fazer o auto exame da mama.

Os participantes, parceiros e população local tiveram um almoço, um momento cultural com a apresentação de trovas, de Teixeirinha, feita pelos artistas locais, que lidam com lavoura e leite e moram na comunidade há 14 anos. Na sequência, dinâmicas, danças e um grande sorteio de brindes.

O Procon Itinerante, realizado na Gleba Mercedes V, núcleo Campos Novos, contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além das secretarias de Saúde, Obras e Educação. O evento teve, ainda, o apoio do Laboratório Bioclínico, dos Supermercados Machado e Mercado Barozzi.