Terça-feira, 28 de Maio de 2019, 13:26

CDL Sinop participa de Sessão Solene pelo DLI no Congresso Nacional com CNDL e CDL Jovem

Por: CNDL

Foi realizada, hoje (28), no Congresso Nacional, uma Sessão Solene pela ocasião do Dia Livre de Impostos (DLI), iniciativa da CNDL e coordenada pela CDL Jovem que será realizada na quinta-feira (30), em praticamente todo o país. Os presidentes da CNDL, José César da Costa, do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, CDL Sinop, Marcos Alves, da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, os coordenadores da CDL Jovem nacional, Lucas Pitta, e da CDL Jovem DF, Raphael Paganini, participaram da cerimônia.

Os deputados federais Charlles Evangelista, Fernando Monteiro, Efraim Filho, Marcelo Brum, Kim Kataguiri, Marcel Van Hattem, Paulo Ganine, Adriana Ventura, Alexis Fonteyne, Rodrigo Coelho, Darci de Matos, os deputados estaduais de Minas Gerais, Bernardo Bartolomeu e Delegada Sheila, e o ex-deputado Luiz Carlos Hauly também estiveram presentes.

No início da solenidade, o presidente da sessão, deputado Charlles Evangelista, leu a mensagem do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que comentou o quanto o atual sistema tributário trava o desenvolvimento da economia e impede o consumidor de saber quanto paga de impostos nos produtos que compra. “Há muito vem se discutindo propostas que libertem os empreendedores das amarras que impedem o crescimento. Com a reforma da estrutura tributária, o Brasil passará a contar com um ambiente de negócios melhor”, pontuou Maia.

Em sua fala, Evangelista valorizou a iniciativa do DLI. “É mais do que evidente a necessidade de uma ampla reforma tributária. E para lutar por um sistema tributário justo, mais simples e que também dê retorno à população, é que será realizada mais uma edição do DLI. Acredito ser de suma importância a existência de um dia dedicado à conscientização do consumidor e do empresário”, disse o parlamentar.

O presidente da CNDL, José César da Costa, enfatizou a urgência de modernizar o sistema tributário brasileiro. “É necessário e urgente modernizar a estrutura de taxas e tributos para garantir mais investimentos, mais segurança, mais empregos e rendas e reforçarmos o protesto de cidadãos e empresários contra impostos elevados sem que haja o devido retorno à sociedade”.

Costa cobrou, ainda, medidas para regulamentação de feiras itinerantes e combate à pirataria, ações que prejudicam empresários que atuam dentro da legalidade. “A ilegalidade, aliada à alta e complexa carga tributária, tem impacto direto também no desemprego no Brasil – são 13 milhões de pessoas sem trabalho. É preciso reverter essa situação imediatamente”.

Os parlamentares que se manifestaram na tribuna foram unânimes ao falar sobre as altas e complexas taxas tributárias pagas por empresas e cidadãos, e o quanto esse sistema arcaico prejudica o desenvolvimento do país.

sessao solene DLI

“Não adianta fazer remendo em tecido podre porque vai rasgar. É preciso inovar e olhar para experiências que deram certo em outros lugares. Vejam um dos paradigmas que temos no Brasil: o Simples é confuso. Se o Simples é confuso, imaginem o imposto normal? O nosso modelo está mais para extorsão tributária do que carga tributária”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Efraim Filho.

O coordenador nacional da CDL Jovem, Lucas Pitta, chamou atenção para a quantidade de dias que pessoas físicas e jurídicas trabalham para pagar taxas no Brasil. “Cidadãos trabalham 153 dias por ano para pagar impostos. Empresas gastam 80 dias para cumprir suas obrigações tributárias. Uma reforma tributária é necessária e urgente. É a bandeira que a CNDL e a CDL Jovem defendem, é por isso que estamos lutando”, argumentou.

“A reforma mais importante para o Brasil é a tributária. Em um país desigual, em que temos quase cinco continentes em um, a reforma tributária é que pode trazer mais igualdade para o país. O país que menos devolve em serviços e tanto paga juros. Nesse momento, vocês, CNDL e CDL Jovem, mostram ao Brasil que é muito difícil empreender, gerar emprego, ter segurança jurídica para ter um planejamento de dez anos”, comentou o deputado federal Fernando Monteiro.

sessao solene DLI 2

Dia Livre de Impostos – O Dia Livre de Impostos (DLI) é uma ação realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojista Jovem (CDL Jovem). O objetivo é conscientizar a população sobre os altos impostos, além de apoiar a discussão em torno da Reforma Tributária no Brasil.

No DLI as empresas que aderem à campanha comercializam produtos e serviços com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação. Supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos participantes chegam a oferecer descontos de até 70%. Esses estabelecimentos pagam os tributos normalmente, mas, neste dia específico, vendem seus itens sem repassar as taxas no preço final para os clientes.

Em 2019, o DLI será realizado no dia 30 de maio e contará com a participação de estabelecimentos de 18 estados e do Distrito Federal. A expectativa é que 10 mil estabelecimentos e 45 shoppings participem da iniciativa nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal.

Mais informações em dialivredeimpostos.com.br