Notícias

Sexta-feira, 19 de Junho de 2020, 12:01

Tamanho do texto A - A+

CDL solicita ao Governador respiradores para Sinop

Atendendo a um pedido da Prefeita Rosana Martinelli a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop enviou ao Governador Mauro Mendes a solicitação de Dez aparelhos VG70, compostos de respiradores e monitores, a fim de transformar leitos de enfermaria em unidades de Semi Intensivo.

No oficio a CDL explica que “Infelizmente a velocidade com que o Covid-19 se propaga é muito maior do que a velocidade com que a Saúde Pública se estrutura, até porque Sinop tem recebido pacientes de mais de 30 municípios de MT e até mesmo do sul do Pará e mesmo com o incremento de leitos, o Hospital Regional permanece com 80 a 100% de ocupação da UTI, levando em conta as internações e as altas”.

Diante deste quadro a Prefeitura instalou o Hospital de Campanha mas os 30 leitos existentes são de enfermaria e para serem de fato eficientes há a necessidade de que pelo menos 10 destes leitos sejam de Semi Intensivo e para isso são necessários equipamentos.

“Preocupados com os casos de Covid-19 e a gravidade dos mesmos, que tem levado mais pessoas as UTIs do que as enfermarias estamos fazendo esse apelo ao governador, a fim de garantir a vida do maior número de pessoas possíveis”, explicou o presidente da CDL Marcos Antônio Alves.

O ofício foi encaminhado ao Governador e também ao Deputado Dilmar Dal Bosco, que já confirmou o recebimento. “Já estou direcionando esse pedido aos secretários da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e da Saúde, Gilberto Figueiredo, e estarei falando pessoalmente com o Governador para que consigamos estes equipamentos”, disse o Deputado Dilmar.


Veja o Oficio na íntegra:

Sinop, 19 de junho de 2020.

Exmo Sr
Mauro Mendes
Governador de Mato Grosso

A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP – CDL SINOP, legitima representante do comércio sinopense, tendo em seu quadro de associados mais de 1.400 empresários filiados, sendo uma das maiores entidades representativas de Sinop, neste ato representada pelo seu PRESIDENTE MARCOS ANTONIO ALVES, vem agradecer vossa excelência e solicitar novo apoio a saúde de Sinop e Norte de Mato Grosso.

Primeiramente AGRADECEMOS imensamente a agilidade com que vossa excelência atendeu nosso pedido de colocar em funcionamento as novas UTIs do Hospital Regional de Sinop. Graças a esta ação hoje o norte do estado conta com o Hospital de referência para Covid-19 tendo a ala específica com 31 (trinta e um) leitos clínicos na enfermaria e 20 (vinte) leitos de UTI. Essa estrutura é para atender, inicialmente, cerca de 500 mil pessoas, que correspondem a população de 14 municípios, do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Infelizmente a velocidade com que o Covid-19 se propaga é muito maior do que a velocidade com que a Saúde Pública se estrutura, até porque Sinop tem recebido pacientes de mais de 30 municípios de MT e até mesmo do sul do Pará e mesmo com o incremento de leitos, o Hospital Regional permanece com 80 a 100% de ocupação da UTI, levando em conta as internações e as altas. Ou seja, continuamos com déficit de leitos de UTI, uma vez que a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde, é de que existam de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes e hoje o Regional de Sinop tem 1 leito para 25 mil habitantes.

Pensando em minimizar esse déficit a Prefeitura de Sinop montou um Hospital de Campanha na cidade para oferecer serviços de retaguarda à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Regional do município. O espaço está sendo preparado com 30 (trinta) leitos para receber pacientes de Covid-19 que, mediante a avaliação médica, necessitem de internações em leitos de enfermaria.

Porém deve-se destacar que a maior demanda das vítimas do Covid-19 não tem sido de enfermarias e sim de UTIs por isso a prefeitura está trabalhando para transformar, pelo menos 10 (dez) destes leitos, em unidades de SEMI INTENSIVO.

Para que esta transformação aconteça é fundamental que estes leitos sejam equipados com respiradores e monitores. Assim mais uma vez preocupados com a saúde de Sinop e de toda região Norte de Mato Grosso a Câmara de Dirigentes Lojistas vem PEDIR a vossa excelência que colabore com esta transformação enviando a Sinop 10 (dez) RESPIRADORES E MONITORES DO MODELO VG70 (conforme anexo).

Não podemos esperar o colapso da saúde pública do nortão de braços cruzados, precisamos de medidas emergenciais e urgentes e contamos com vossa excelência como nosso aliado.

Sendo o que tínhamos para o momento agradecemos desde já o cuidado que vossa excelência tem com Sinop e o Nortão do estado, colocando-nos a disposição, apostando que a crise hora instalada vai passar e dias melhores virão.

#JuntosSomosMaisFortes.

Atenciosamente
Marcos Antônio Alves
Presidente da CDL Sinop

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei