Notícias

Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 07:02

Tamanho do texto A - A+

Confiança do empresário recua e do consumidor aumenta

 

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que com relação ao humor dos empresários no mês de outubro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou estabilidade devido a redução das restrições relacionadas ao combate da pandemia da COVID 19. O ICE apresentou um leve recuo de -0,87% em relação ao mês de setembro. Esse resultado indica uma condição heterogênea entre os indicadores econômicos após um arrefecimento da pandemia da COVID-19. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma melhora no indicador de 1,79%. A avaliação da situação atual (IAE) apresentou um leve aumento no indicador geral (2,61%). O destaque no levantamento foi a melhora no indicador vendas (22,14%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma retração em relação ao período anterior (-5,17%). O destaque no levantamento foi a melhora no indicador “vendas” (29,17%)” .

ÍNDICES DO CONSUMIDOR - CONFIANÇA (ICC) e CONSUMO (IIC)
O ICC, que avalia a dinâmica das expectativas dos consumidores, apresentou um leve aumento em outubro em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 85,32 para 87,48 indicando uma estabilidade na confiança em 2,53% em relação ao mês anterior. A maioria dos indicadores tiveram leves alterações. O indicador apresentou estabilidade em relação ao mês anterior. E o IIC, que avalia a propensão a consumir das pessoas em relação a alguns segmentos de consumo, também apresentou um aumento de 5,1% em outubro, em relação ao mês anterior passando de 80,48 pontos para 84,58. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de vestuário apresentou uma recuperação entre os segmentos acompanhados.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, teve uma queda em outubro, passando de 118,79 pontos para 114,53, uma queda de -3,6%. E o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou uma leve recuperação de 4,2%, passando de 97,41 para 101,46.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei