Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018, 07:43

Empresários e Consumidores estão mais confiantes

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de agosto, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou um leve aumento de 1,54% em relação ao mês de julho. Esse resultado indica estabilidade na atividade econômica em relação ao mês anterior, mas quando comparado ao ano anterior a melhora é mais perceptível (16,81%). O impacto da paralisação dos caminhoneiros já foi dissipado. A campanha eleitoral é o evento que pode se tornar uma fonte de instabilidade econômica. A avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma recuperação na maioria dos indicadores pesquisados. O destaque no levantamento foi o indicador da confiança no segmento empresarial (19,38%). Já o indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma leve queda de 5,33%.

ÍNDICES DO CONSUMIDOR: CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO ONSUMIDOR (IIC)
Em agosto, o ICC apresentou um leve aumento passando de 96,68 para 99,66. Indicando uma oscilação de 2,97% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que todos os indicadores apresentaram melhora, exceto o indicador de situação financeira e o indicador de compras. Já o IIC apresentou queda e recuou 8,17%, em relação ao mês anterior passando de 89,82 pontos para 82,48. Dos indicadores que compõem o IIC, os indicadores de consumo de vestuário e produtos de saúde apresentaram as variações mais acentuadas.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, em agosto teve um forte aumento de 13,44%, passando de 90,62 pontos para 102,8.
Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, manteve a tendência de queda na percepção das pessoas passando de 96,78 para 95,07. A queda foi de 1,76%.