Notícias

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020, 07:18

Tamanho do texto A - A+

Empresários e consumidores estão mais confiantes

 

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de agosto, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma forte recuperação devido a redução das restrições de mobilidade ocasionadas pela pandemia da COVID 19 sobre as atividades econômicas. O ICE avançou 41,25% em relação ao mês de julho. Esse resultado indica uma condição de melhora em quase todos os indicadores econômicos devido ao relaxamento das restrições de combate ao coronavirus. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma melhora no indicador de 1,80%. No mês de agosto, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma forte melhora no indicador geral (51,28%). O levantamento mostrou melhora em praticamente todos os indicadores. O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma forte melhora em relação ao período anterior (32,93%). O destaque no levantamento foi a melhora no indicador “investimentos” .

 

ÍNDICES DO CONSUMIDOR - CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO – IIC
Em agosto, o ICC apresentou um aumento em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 75,34 para 87,26 indicando uma recuperação na confiança em 15,82% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores tiveram leves alterações. O indicador apresentou estabilidade em relação ao mês anterior. E o IIC de agosto apresentou uma recuperação de 8,3%, em relação ao mês anterior passando de 75,82 pontos para 82,14. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de vestuário apresentou uma recuperação entre os segmentos acompanhados.

 

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, teve uma leve redução, passando de 119,75 pontos para 115,38 uma queda de -3,6%.

 

O Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou uma leve recuperação passando de 91,18 para 94,75. A recuperação no índice foi de 3,9% em relação ao último mês.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei