Sexta-feira, 24 de Maio de 2019, 07:34

Inflação e Cesta Básica de Sinop sobem e confiança do empresário cai

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de abril a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop foi de 0,53%. Com esse resultado, a inflação acumulada em Sinop nos últimos 12 meses alcançou 4,20%. Já no ano de 2019 a inflação acumulada em Sinop está em 1,51%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop no mês de abril foi inferior ao IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo mês, que foi de 0,57% para o período. O resultado nacional aponta uma inflação acima da meta definida pelo Banco Central. Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes dos seguintes grupos de consumo: Alimentação, com aumento de 0,71%, Transporte, com aumento de 0,85% e Saúde que teve aumento de 0,86%. O grupo de consumo Vestuário apresentou um recuo de -0,80% e o grupo Educação teve um recuo de -0,72%. Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.

CESTA BÁSICA
O custo da Cesta Básica em Sinop também apresentou aumento só que mais intenso do que a inflação. A cesta básica passou a custar R$ 482,26 no mercado local, o que representa um aumento de 10,27% em relação ao mês anterior. Este mês, foram destaques os aumentos nos preços médios do batata (4,5%), do tomate (24,4%) e do feijão (5,8%). Em contrapartida, ocorreram quedas nos preços médios da farinha (-2,98%), do café (-3,87%) e da óleo (-3,50%). Segundo o IMEA, em Cuiabá, a cesta básica apresentou um leve aumento de 5,75% em abril e passou a custar R$ 503,46.

INDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL – ICE
No mês de maio, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma forte redução de -10,24% em relação ao mês de abril. Esse resultado indica uma piora na percepção do ambiente econômico com o atraso das reformas estruturais encaminhadas pelo governo federal ao congresso. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma piora no indicador (-3,39%). No mês de maio, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma piora no indicador geral (-16,67%). O destaque no levantamento foi o queda no indicador de contratações (-21,43%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma piora em relação ao período anterior (-4,14%). O destaque no levantamento foi a forte queda no indicador de contratações (-28,71%).

ÍNDICES CONSUMIDOR - CONFIANÇA ICC E INTENÇÃO DE COMPRA IIC
Em maio, o ICC (CONFIANÇA) apresentou estabilidade. O indicador mensal passou de 101,65 para 103,80 indicando uma melhora na confiança de 2,12% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores apresentou estabilidade. O indicador de renda pessoal apresentou uma melhora em relação ao mês anterior. Já o IIC (INTENÇÃO DE CONSUMO) apresentou um aumento de 15,2%, em relação ao mês anterior passando de 94,8 pontos para 109,2. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de lazer e viagens apresentou o melhor resultado entre os segmentos acompanhados.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, passou de 105,01 pontos para 104,68, uma leve queda de -0,3% em Maio. E o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, passou de 107,7 para 108,08. O leve aumento no índice foi de 0,3% em relação ao último mês.