Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020, 08:37

Inflação e Cesta tem aumentos expressivos em Sinop

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que em Dezembro a taxa de inflação medida pelo ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPC Sinop foi de 0,79%. Com esse resultado, a inflação acumulada em Sinop nos últimos 12 meses alcançou 3,43%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop no mês de dezembro foi inferior ao IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo mês, que foi de 1,15% para o período. O IPCA nacional acumulado em 2019 foi de 4,31%. O resultado nacional aponta uma inflação próximo da meta definida pelo Banco Central. Houve uma rápida aceleração nos índices no último mês do ano.

Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes dos seguintes grupos de consumo: Alimentação, com aumento de 2,13%, Transportes, com aumento de 1,12% e Despesas pessoais que teve aumento de 0,66%. O grupo de consumo Habitação apresentou um recuo de -0,39%. Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.

CESTA BÁSICA
Em dezembro, o custo da Cesta Básica em Sinop apresentou também um leve aumento. A cesta básica passou a custar R$ 449,78 no mercado local, o que representa um aumento de 2,40% em relação ao mês anterior. Este mês, foram destaques os aumentos nos preços médios da carne (16,46%), do tomate (4,24%) e do feijão (14,42%). Em contrapartida, ocorreram quedas nos preços médios do leite (-3,52%), do café (-4,65%) e do arroz (-0,96%). Segundo dados do DIEESE, o custo da cesta básica apresentou uma leve variação na maioria das regiões pesquisadas.

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL – ICE
No mês de janeiro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma leve queda no índice, que recuou 3,97% em relação ao mês de dezembro. Esse resultado indica um ajuste no período pós-natal dos indicadores econômicos no início de ano. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma leve piora no indicador (-2,42%). No mês de janeiro, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma leve redução no indicador geral (-3,64%). O destaque no levantamento foi a recuperação no indicador de contratações (22,08%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma leve redução em relação ao período anterior (-3,52%). O destaque no levantamento foi a recuperação no indicador “investimentos” (9,89%).

ÍNDICES DO CONSUMIDOR - CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO – IIC
Em janeiro, o ICC apresentou uma leve melhora em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 101,66 para 102,96 indicando uma melhora na confiança de 1,28% em relação ao mês anterior. Já o IIC apresentou um leve ajuste de -2,4%, em relação ao mês anterior passando de 105,48 pontos para 102,96. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de restaurantes apresentou o melhor resultado entre os segmentos acompanhados.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, teve uma piora de -0,8%, passando de 106,32 pontos para 105,47. Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras apresentou uma leve redução de -1,2% passando de 110,65 para 109,29.