Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018, 09:30

INFLAÇÃO EM ALTA APÓS 3 MESES DE QUEDA

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, apontou que no mês de setembro, após três meses de deflação, a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop subiu para 0,46%. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano de 2018 em Sinop subiu para 0,76%, e nos últimos 12 meses o índice alcançou 0,66%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação em Sinop acompanhou a tendência do indicador nacional este mês, dado que o IPCA, divulgado pelo IBGE para o mês de setembro foi 0,48% para o período. O resultado nacional aponta uma inflação dentro das expectativas dos últimos meses sem sofrer impactos decorrentes do período eleitoral. Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes dos seguintes grupos de consumo: Alimentação, com aumento de 0,30%, Transporte, com aumento de 0,14% e Vestuário que teve aumento de 0,18%. O grupo de consumo Comunicação apresentou um recuo de - 0,22%. Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.

CESTA BÁSICA
Quem também subiu foi o custo da Cesta Básica em Sinop. A Cesta passou a custar R$ 381,24 no mercado local, o que representa um aumento de 5% em relação ao mês anterior. Este mês, foram destaques os aumentos nos preços médios do tomate (22,30%), do óleo (18,82%) e do feijão (10,13%). Em contrapartida, ocorreram quedas nos preços médios da batata (-10,33%), da banana (-10,04%) e do pão (-8,44%). Segundo dados do DIEESE, o custo da cesta básica apresentou uma variação positiva na maioria das regiões pesquisadas. O acompanhamento do custo da cesta básica de Cuiabá deixou de ser feita pelo DIEESE mas segundo o IMEA, em Cuiabá, a cesta básica apresentou um aumento em setembro e passou a custar R$ 401,57.

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL – ICE
O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 05 e 16 do mês de outubro de 2018, com a amostra de 101 empresas e verificou-se um recuo de - 6,67% em relação ao mês de setembro. Esse resultado indica instabilidade no ambiente econômico devido ao período eleitoral. Quando comparado ao ano anterior o resultado ainda é positivo (15,60%). A atividade econômica deve definir uma tendência após o 2º turno do período eleitoral. A avaliação da situação atual (IAE) apresentou retração no indicador geral (-13,93%). O destaque no levantamento foi a mudança na tendência do indicador de contratações, que indica o início das contratações temporários para o final de ano. no indicador de contratações (-46,99%). Já o indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma leve queda de 1,34%. A estabilidade do IEE pode significar um período de espera pelo resultado do 2º turno das eleições.

ÍNDICE DO CONSUMIDOR: CONFIANÇA (ICC) E INTENSÃO DE CONSUMO (IIC)
O levantamento de informações para o ICC ocorreu entre os dias 01 e 10 do mês e foram entrevistadas 167 pessoas. Verificou-se que em outubro, o ICC apresentou um forte aumento passando de 98,58 para 105,33. Indicando um aumento na confiança de 6,8% em relação ao mês anterior. E o IIC também apresentou um forte aumento de 7,36%, em relação ao mês anterior passando de 85,16 pontos para 91,43. Dos indicadores que compõem o IIC, os indicadores de consumo de supermercado e restaurante apresentaram as variações positivas mais acentuadas.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop) de outubro teve um recuo, passando de 92,63 pontos para 87,3, uma queda de -5,8%. Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop) manteve a estabilidade com uma pequena variação positiva na percepção de satisfação com a vida passando de 95,49 para 97,69. O aumento no índice foi de 0,02% em relação ao último mês.