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Terça-feira, 15 de Setembro de 2020, 07:10

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No dia do Cliente veja as dicas de atendimento de qualidade

Por: com informações do SEBRAE

 


Hoje, 15 de setembro é Dia do Cliente, uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com produtos e/ou serviços. A data vem crescendo muito em aspecto promocional no varejo, e apresenta ótimas oportunidades para diversos segmentos.

A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, são promovidas ações especiais.

Ela foi criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos e foi oficializada no mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas no varejo físico, pois o mês é marcado por dois feriados no Estado, a exemplo de Sinop. Embora oficializado inicialmente em terras gaúchas, O Dia do Cliente já é celebrado oficialmente em todo país.

Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?
A confusão é bastante comum, mas é importante ressaltar que são datas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de Março, e caracteriza-se pela defesa dos direitos do consumidor. A data foi oficializada mundialmente em 1985, pela Organização das Nações Unidas. Já o Dia do Cliente nasceu de uma proposta com caráter promocional, mais orientada a homenagear os clientes. O empresário deve aproveitar essa data não somente para aumentar as suas vendas nesse dia específico, mas para fidelizar os clientes.

Neste aspecto separamos algumas dicas do SEBRAE para ajudá-lo com que o cliente conte a experiência positiva ao visitar sua empresa, se sinta especial e principalmente fidelizado.

11 Dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente:

1. Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.

2. Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.

3. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.

4. Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.

5. Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.

6. Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.

7. Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”.

8. Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.

9. Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.

10. Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação

11. Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.

Treine sua equipe BOAS VENDAS E UM FELIZ DIA DO CLIENTE!

 

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