Notícias

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 12:00

Tamanho do texto A - A+

Programação cultural do Celebra Sinop inicia nesta quinta (12) com show nacional

 

A Prefeitura de Sinop abre, oficialmente na noite desta quinta-feira, 12/09, a programação cultural, gastronômica e de entretenimento do Celebra Sinop, evento realizado em comemoração aos 40 anos de emancipação política e administrativa do município. As atividades ocorrem na área externa do Centro de Eventos Dante de Oliveira, onde uma grande estrutura foi montada para receber o público. Às 18h tem a Festa das Nações; às 19h30, a prefeita e demais autoridades participam da cerimônia que marca o início dos festejos; às 20h, a comunidade presente pode apreciar o show do Padre Antônio Maria. Às 21h30, sobem ao palco os artistas regionais na primeira noite do festival Musicanto.

"A Prefeitura de Sinop está organizando tudo com muito carinho e atenção para que a comunidade possa se sentir muito bem acolhida e também participar com bastante entusiasmo. Estamos em festa e a população merece o melhor possível em termos culturais. Por isso, esse Celebra Sinop é especial, pois marca uma fase importante para a cidade e que chega às quase cinco décadas de fundação e quatro décadas de emancipação política. Convidamos toda comunidade a prestigiar a primeira noite do Celebra e dar as mãos nessa corrente do bem porque, ali no Celebra, é o momento em que as nossas entidades atuantes na cidade se entregam de coração para o sucesso da Festa das Nações e, com isso, conseguem angariar recursos para seus projetos", comemora Rosana Martinelli.

A Festa das Nações, tradição resgatada na gestão da prefeita Rosana Martinelli, é um evento que faz parte da cultura do povo sinopense e, como explica o diretor de Cultura Daniel Coutinho, é pensada desde o primeiro dia da gestão. “A festa é para toda a população e é uma ação definida pela prefeita Rosana, prevista no seu plano de governo e que está em sua terceira edição. Envolve as entidades e pratica a solidariedade”. Em 2019, serão 13 entidades participando e que irão proporcionar uma espécie de "viagem gastronômica" ao público.

No caso da Festa das Nações, funcionará das 18 às 23h, tem entrada gratuita e ofertará comidas a preços acessíveis. Serão servidos, por exemplo, churrasco, hot dog, hambúrguer e batatas fritas, espetinho, polenta, pastel, croissant, pão com linguiça, joelho de porco, costelão, caldos e várias outras deliciosas comidas. Cada um dos pratos deriva de um dos vários países que serão representados pelas entidades do município. Para que isso fosse possível, a Prefeitura oferta toda uma estrutura de tendas, mesas, cadeiras e segurança.

A realização do Celebra Sinop é da Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara de Vereadores, Governo de Mato Grosso, Grupo Sinop e Unimed Norte de Mato Grosso. Conforme programação, toda a agenda cultural, gastronômica e de entretenimento segue até o domingo, 15 de setembro, quando serão realizadas diferentes atividades.

Na sexta-feira, 13/09, também no Dante, segue a Festa das Nações, a partir das 18h, o Festival de Teatro Infantil "Artes com fios de encantamento" e que pode ser acompanhado pela comunidade na área interna do Centro de Eventos. Às 22h, tem o Musicanto.

Já no sábado, 14/09, as atividades serão intensas. Às 7h tem a Corrida Mexa-se, na área externa do Dante de Oliveira; às 17h, ocorre o desfile cívico; às 18h, a Festa das Nações; às 18h30, a entrega da premiação para o ganhador do nome do Mascote do Procon; às 19h tem o espetáculo "O Rei Leão"; às 19h30, o encerramento da Marcha para Jesus com show nacional e pregação de Israel Salazar e banda e Gustavo Paiva; às 22h, o Musicanto.

No último dia, no Dante, ocorrem: às 15h o último dia do Festival de Teatro Infantil; às 16h, o campeonato nacional de freestyle; às 18h, a Festa das Nações; às 19h, show de humor Sorria Nortão; às 20h, noite Cultural.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei