Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019, 07:39

Saúde Ocupacional: CDL apresenta solução para os empresários

Você sabia que toda empresa deve monitorar seus colaboradores orientando-os a realizar exames ocupacionais como: admissionais, periódicos, demissionais, retorno ao trabalho, pós licença e mudança de função?
Esses exames são exigidos por lei e são uma segurança para o empresário, especialmente em futuras demandas trabalhistas. A CDL SINOP oferece a você associado o departamento de SAÚDE OCUPACIONAL, onde você pode realizar todos esses exames com o melhor custo benefício, além de poder contratar ferramentas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

A Saúde Ocupacional é uma área que cuida da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho, que também são considerados acidentes de trabalho. Seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações nas empresas.

Segundo o artigo 19 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, “acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente”. Pode causar desde um simples afastamento, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, até mesmo a morte do segurado.
Também são considerados como acidentes do trabalho: a) o acidente ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado; b) a doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade; e c) a doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

A principal ferramenta na prevenção de doenças e acidentes de trabalho é o Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras nº 07, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994. O PCMSO monitora com exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.

O CDL Saúde Ocupacional é um serviço da CDL Sinop que tem por objetivo melhor atender em saúde e segurança todos os filiados. Visando adequá-los de acordo com a legislação, que tem sofrido diversas alterações em decorrência do e-social. A entidade conta com o médico do trabalho Carlos José Borba Valiente, 48 anos, natural de Curitiba/PR, onde foi graduado em Medicina pela Universidade Positivo e se especializou em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná.

Carlos Valiente atende os trabalhadores na sede da CDL Sinop em um espaço especialmente planejado. “Os diferenciais da CDL na execução deste serviço em 1º lugar é de que atendemos com hora marcada, para que o trabalhador não perca tempo em salas de espera”, explica o médico que completa, “E em segundo lugar teremos a qualidade do nosso serviço, associado ao melhor custo benefício”.
“A CDL está aqui para atender cada dia melhor seus associados, o CDL Saúde Ocupacional foi um pedido dos nossos lojistas que tem dificuldades com esta prestação de serviço, e se é uma necessidade de nossos associados buscamos uma solução”, finaliza o presidente da CDL Sinop Marcos Antônio Alves.

SAÚDE OCUPACIONAL

MEDICINA DO TRABAHO
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO),
Acuidade Visual,
Audiometria,
Eletrocardiograma,
Eletroencefalograma,
Espirometria,
Raio X,
Exames Laboratoriais.

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),

Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT),
Programa de Conservação Auditiva (PCA),
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP),
Programa de Proteção Respiratória (PPR),
Projeto de Incêndio,
Perícias Ocupacionais,
Inspeções Técnicas,
Treinamentos.

Agendamentos na CDL Sinop, de segunda a sexta, Telefone (66) 3511 1400.