Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020, 08:06

SINOP COMPLETA 46 ANOS E CDL FAZ HOMENAGEM

A cidade de Sinop, estrategicamente localizada às margens da BR 163 - por onde passa toda a riqueza do Norte do Mato Grosso, interligando-se com o Estado do Pará, fica a aproximadamente 500 quilômetros da Capital, Cuiabá, e faz limites com as bases territoriais de suas co-irmãs Carmem, Cláudia, Sorriso, Tapurah, Vera e Itaúba.

Sinop é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970. O seu nome deriva das letras iniciais da Colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.

A fundação da cidade de Sinop ocorreu no dia 14 de setembro de 1974 e contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o Ministro do Interior Maurício Rangel Reis e o Governador de Mato Grosso José Fragelli.

A cidade foi elevada à categoria de Distrito em 1976, através da Lei 3.754 de 29 de junho de 1976, assinada pelo governador José Garcia Neto. Neste mesmo ano, seus primeiros moradores elegeram para representar a cidade junto ao município de Chapada dos Guimarães, o pioneiro Plínio Calegaro.

vc sabia 1

Apenas cinco anos após a sua fundação, a cidade de Sinop, alcançou a sua autonomia política através da Lei 4.156 de 17 de dezembro de 1979, assinada pelo Governador Frederico Campos. Inicialmente o município de Sinop contava com uma área de 48.678 km². Além da sede do município passaram a fazer parte de Sinop os Distritos de Vera, Santa Carmem, Claudia e Marcelândia

VEJA AGORA PORQUE SINOP É UM DESTAQUE ESTADUAL E NACIONAL!

VOCÊ SABIA?
Que Sinop é a 4ª cidade de Mato Grosso com mais de 150 mil habitantes e é polo da região norte, formada por 30 municípios e 1 milhão de pessoas?
(Fonte:IBGE)

vc sabia 2

VOCÊ SABIA?
Que Sinop é a 13ª melhor cidade do país para se fazer negócios quando é avaliado o quesito Desenvolvimento Econômico, que observa: o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a geração de empregos, renda média dos trabalhadores, crescimento empresarial, diversidade econômica, importações, exportações e também dados financeiros, como depósitos em poupança, financiamentos e dívida consolidada do setor público?
(Fonte:REVISTA EXAME – Outubro/2019)

vc sabia 3

VOCÊ SABIA?
Que de 2008 a 2019 mais de 25 mil empresas dos ramos industrial, comercial e de prestação de serviços fixaram-se em Sinop, que em 2019 foram emitidos 2.027 alvarás de construção, superando a média dos últimos 10 anos e que a frota de veículos da cidade em 2020 chegou em 129.308 veículos?
(Fonte:Prefeitura de Sinop - Setembro/2020)

vc sabia 5

VOCÊ SABIA?
Que Sinop é um polo educacional, com 30 mil alunos no ensino fundamental e médio matriculados em mais de 80 estabelecimentos de ensino públicos e privados, alem do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). E mais de 30 mil universitários matriculados em duas universidades públicas, UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso, no Centro Universitário da Unifasipe localizado em duas unidades, em mais duas unidades da UNIC, na FASTECH - Faculdade de Tecnologia de Sinop, além de diversas Universidades a Distância?

vc sabia 7

VOCÊ SABIA?
Que Sinop é um polo de saúde, tendo um Hospital Regional totalmente público com mais de 100 leitos além de 29 UTIs. Também conta com os hospitais Santo Antônio, Dois Pinheiros e Jacarandás e o Hospital Lions da Visão que está em fase de estruturação. Conta com centenas de clinicas médicas, odontológicas, de imagens, e laboratórios. É um centro de referência no tratamento do Câncer e de pacientes Renais. E destaca-se pelo profissionalismo de médicos das mais diversas áreas?

vc sabia 9

VOCÊ SABIA?
Que 55% dos hóspedes que visitam Sinop vem para cidade a negócios e aqui encontram mais de 35 estabelecimentos de hospedagem com quase 1.300 leitos, 900 bares e restaurantes a sua disposição, além de um Parque Florestal, um Parque Aquático, Marinas no Rio Teles Pires, praças e pistas de caminhadas, cinemas com praças de alimentação, o Shopping Carandá, o Open Mall Patio Piemonte, uma filial da Havan e o Shopping Sinop em fase de construção. Tudo isso para os momentos de lazer?

vc sabia 92

VOCÊ SABIA?
Que Sinop dobrou o volume de vendas ao exterior e deu salto em rankings estadual e nacional no ano de 2019? O município subiu para a 5ª colocação no ranking estadua,l acumulando U$ 818 milhões de dólares em vendas para o mercado externo em 2019 e mostrando um crescimento superior a 100% já que em 2018 foram U$ 408 milhões. Nossa exportação corresponde a 5,2% de tudo o que foi exportado em Mato Grosso. A soja corresponde a 58% das vendas externas e o milho por 40%. O restante se divide entre a madeira, que já foi o principal produto de Sinop, e a carne.
(Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, - Janeiro /2020)

vc sabia 93

VOCÊ SABIA?
Que grandes criadores do estado de Mato Grosso estão baseados em Sinop pela infraestrutura da cidade e por ser um polo do agronegócio? A cidade tem frigoríficos bovinos e suínos que atendem a todas as exigências sanitárias para exportações, filiais das maiores leiloeiras do país, além de contar com as pesquisas dos melhores profissionais que fazem parte da Embrapa Agrossilvipastoril. Ela é uma das 42 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 7 de maio de 2009, inaugurada 6 de julho de 2012 e que já desenvolveu projetos de sucesso como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?

PARABÉNS SINOP

vc sabia 8

Para cá viemos,
Aqui nascemos,
Crescemos juntos,
Empreendemos e inovamos,
Nos desenvolvemos e mostramos ao mundo que estamos aqui.
PARABÉNS ao passado, ao presente e ao futuro.
PARABÉNS aos números mas principalmente as pessoas que fazem a diferença.
PARABÉNS A TODOS que contribuem com esses 46 anos.
PARABÉNS SINOP NOSSA TERRA QUERIDA!
#Sinop 46 anos.
#Homenagem da #CDL Sinop.