Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, 17:45

Assinado contrato para execução da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso

Por: Julio Tabile/Comunicação CDL

O ato de assinatura do contrato de adesão para a construção, implantação e exploração da 1° Ferrovia Estadual de Mato Grosso, foi realizado em Lucas do Rio Verde, nesta segunda-feira (20.09).

Os atos de assinatura do contrato com a Rumo S/A também foram realizados em Cuiabá e em Nova Mutum. A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Inúmeras autoridades política e empresarias estiveram rpesentes, incluindo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), David Pintor, juntamente com o vice-presidente, Junior Macagnam.

O prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz, afirmou que a chegada dos trilhos “é um marco para nossa história e estamos todos muito contentes para o que tudo isso representa: o desenvolvimento para Mato Grosso”.

Para o governador Mauro Mendes, a chegada da ferrovia em Cuiabá, até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é uma evolução na cadeia produtiva e a realização de um sonho dos mato-grossenses.

“Será impactante na logística, no comércio, indústria e no agronegócio e vai representar muito mais competitividade para a produção e indústrias mato-grossenses.

A ferrovia vai permitir que nossos produtos cheguem aos grandes centros com frete mais barato e também garantir a chegada de mais matéria-prima. Essa é a ferrovia do agronegócio, da indústria, do comércio e da geração de empregos em todo o Estado de Mato Grosso”, destacou Mauro Mendes.

O investimento estimado para implantação da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões. O CEO da Rumo, João Alberto Abreu, afirmou que o montante em investimentos só foi possível graças a segurança jurídica dada pela gestão estadual no decorrer do processo de autorização da ferrovia.

O início das obras será em 2022 e a previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

As informações são da Assessoria.