Notícias

Terça-feira, 08 de Junho de 2021, 15:10

Tamanho do texto A - A+

Banco Central anuncia mecanismo de devolução de valores do Pix em caso de fraude ou falha

Por: O Globo

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira que o Pix terá um mecanismo de devolução de valores transacionados para ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha operacional.

A ferramenta entra em operação no dia 16 de novembro deste ano.

O Pix já tem um mecanismo de devolução, mas funciona apenas quando o usuário recebedor detecta algum erro na transação e devolve os valores.

No mecanismo anunciado nesta terça-feira, quem faz essa devolução é a instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta.

A nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais. No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

O que é o Pix?

É um meio de pagamentos criado pelo Banco Central que permite fazer transferências e pagamentos instantâneos 24 horas por dia e sete dias por semana.

A promessa é que o novo seviço seja mais simples que os atuais TED e DOC. O Pix começou a funcionar no dia 16 de novembro

 

Banco Central

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei