Domingo, 14 de Agosto de 2022, 07:01

De pai para filho: gestão da empresa, dentro da sucessão familiar

Por: Julio Tabile/Comunicação CDL

No dia dedicado aos pais, a reprotagem aborda os valores familiares, onde os donos buscam substitutos para tocar as empresas e eles são formados dentro de casa.

É o exemplo da família Biazus. Cezar Luiz Biazus, 62 anos é empresário do ramo elétrico, está há 21 anos em Sinop e ‘investe’ nos filhos.

São 25 funcionários na loja e no meio deles estão, Elton, 39 anos, e Douglas, 31.

Elton e Douglas cumprem horários e são responsáveis pela gestão, juntamente com o pai.

“Meu pai Olivo (in memoriam) e a mãe Lourdes ensinaram um legado de princípios éticos, morais, importantes para a estrutura da família. Que isso possa se perpetuar às gerações que virão depois da minha”, comenta Cézar.

A necessidade de ter alguém de confiança, e que depois de certo tempo, possa tocar os negócios fez com que os dois filhos se envolvessem diretamente na empresa.

“Eles convivem diariamente com as dificuldades de gerir uma empresa. A vida do comerciante começa às 6h da manhã e não tem hora para terminar no dia. Eles aprenderam como realizar as compras do estoque, o atendimento ao cliente que é o nosso forte. Toda esta mecânica é necessária e eles estão vivenciando isso na prática”, disse.

Os filhos lembram que a ideia de estar na empresa surgiu de uma vontade própria de estar ao lado do pai.

“Foi uma iniciativa minha, trabalhar com o pai. Tanto eu quanto meu irmão somos esforçados, estamos atentos aos negócios. E que nossos filhos (netos de César), se for a vontade deles, possam seguir esta transição familiar”, alegou Elton.

“Uma escolha nossa, a gente queria estar junto aqui. A cobrança é redobrada. Somos uma geração e às vezes impor uma mudança é difícil, diante do tradicional, mas a conversa prevalece”, justificou Douglas.

“O conhecimento tecnológico se torna primordial e eles têm uma facilidade nisso. São dinâmicos, vem acompanhando e ajudando a implantar na empresa, nasceram no meio disso”, emenda Cézar.

Além de pai de Elton e Douglas, César tem mais duas filhas e um filho falecido. São cinco netos.

A família Biazus, da Eletronop, comemora uma expansão da empresa. Ainda este ano será inaugurada a nova sede, na Avenida dos Tarumãs, mais ampla e moderna.

Em nome dos nossos personagens, a CDL Sinop externa um Feliz Dia dos Pais a todos os sinopenses.

douglas.JPG

Elton.JPG