O aumento de 14,8% nas vendas financiadas de veículos novos e usados em agosto deste ano foi impulsionado principalmente pela melhora da renda, maior oferta de empregos e a expectativa de estabilidade econômica. No total, 631 mil veículos foram negociados através de financiamentos, superando as 550 mil unidades registradas no mesmo mês de 2023.
Segundo uma pesquisa realizada pela B3 (Bolsa do Brasil), o crescimento em relação a julho foi de 0,9%, quando 626 mil unidades foram financiadas.
No segmento de veículos leves, o crescimento também foi de 14,8% em comparação a agosto de 2023, embora tenha havido uma queda de 3,1% em relação ao mês anterior. O financiamento de veículos pesados apresentou um aumento de 14,1% em relação ao ano passado, o que sugere que as empresas de logística estão renovando suas frotas. Em comparação a junho deste ano, esse segmento cresceu 3,2%.
As vendas de motocicletas financiadas também se destacaram, com um aumento de 15,1% em relação a agosto de 2023 e 13,8% em relação a julho deste ano.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, destacou: "Encerramos agosto com o maior volume de veículos financiados desde 2012, o que reflete o ritmo forte do segundo semestre. O segmento de motocicletas foi destaque, com crescimento de 29% no acumulado do ano em comparação ao mesmo período de 2023".
Ferro também mencionou a importância dos automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% dos veículos financiados, com crescimento de 21% no mesmo período de comparação.
A B3 gerencia o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras d