Notícias

Quinta-feira, 09 de Junho de 2022, 07:34

Tamanho do texto A - A+

Inadimplência cai 4,68%, em Mato Grosso, aponta pesquisa da CDL

Por: Redação com Assessoria

Em maio deste ano, o número de pessoas que estavam com contas atrasadas caiu, em relação ao mesmo período de 2021.

Conforme análise do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, baseada nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) o número de inadimplentes em Mato Grosso caiu -4,68%. O dado ficou abaixo da média da região Centro?Oeste (1,50%) e abaixo da média nacional (5,81%). Na passagem de abril para maio, o número de devedores no Estado caiu ?1,70%. Na região Centro?Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 0,12%.

Os consumidores na faixa etária dos 30 a 39 anos (26,30%) teve maior representatividade na pesquisa. No mês de maio, cada consumidor negativado do Estado devia, em média, R$ 3.980 em dívidas. Ainda, de acordo com os dados 34,06% dos consumidores tinham dívidas no valor de até R$ 500, representando 48,74%.

O tempo médio de atraso dos devedores negativados é igual a 25,3 meses, sendo que a média de atraso das contas entre 1 a 3 anos chega a 33,86% dos inadimplentes.

Na análise dos dados, a queda na inadimplência apresentada em Mato Grosso está diretamente relacionada à geração de emprego apresentada desde o início do ano em Estado, conforme dados do Caged.

“Apesar do custo de vida estar mais elevado devido a inflação, os números apresentados pela economia mato-grossense estão melhores do que os últimos dois anos e gradativamente tende a avançar positivamente ainda mais. Mato Grosso tem sido destaque na geração de empregos e esse fator otimiza a queda da inadimplência, deixando o nosso estado na contramão dos demais centros econômicos do país onde a inadimplência tem aumentado. O ponto chave e positivo é que o consumo no Estado tem aumentado, chegando em alguns momentos a superar o ano de 2019 e a inadimplência diminuído, esse fator é relevante já que o normal é o volume de dívidas acompanhar o aumento das vendas. Isso demonstra que a renda tem retornado gradativamente para os lares, porém fica também nítido o avanço do planejamento financeiro das famílias o que possibilita um consumo mais consciente”, analisa o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei