Segunda-feira, 06 de Junho de 2022, 16:27

Renegociação de dívidas do Simples Nacional tem adesão de 380 mil empresas

Por: Agencia Brasil

Entre microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, 380.322 empresas aderiram ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp).

O programa permite que empresas renegociem dívidas em até 15 anos e tenham descontos – em juros, multas e encargos – proporcionais à queda de faturamento no primeiro ano da pandemia.

Do total de adesões, 255.695 foram realizadas por micro e pequenas empresas e 124.627 por microempreendedores individuais (MEI), informou a Receita Federal.

O prazo para aderir ao Relp terminou na sexta-feira (3), depois de ter sido prorrogado algumas vezes. A previsão era de que cerca de 400 mil empresas aderissem ao programa. As dívidas são estimadas em R$ 8 bilhões.

Quem participa do programa poderá realizar o pagamento das dívidas em até 180 vezes, com redução de até 90% das multas e juros, dependendo do volume da perda de receita da empresa durante os meses de março a dezembro de 2020.