Domingo, 26 de Dezembro de 2021, 19h01
MAIS DEMANDA
Comércio eletrônico fecha 2021 com alta de 18% nas vendas

Uol

Comércio eletrônico deve fechar 2021 com alta de quase 20% em relação ao ano passado. Empresas de entrega tiveram de contratar mais funcionários para dar conta da demanda.

Um condomínio da zona sul de São Paulo, por exemplo, criou um espaço só para receber encomendas. De hora em hora, o local fica cheio de pacotes. E, no fim do ano, isso aumentou muito. Quanto mais encomendas, mais descarte de embalagens.

Por isso, o lugar também ganhou uma nova lixeira. “A gente tinha uma compra de 600 sacos de lixo por mês e passamos para dois mil. Todo mundo coloca lixo na mesma hora e, quando vai recolher, fica um volume gigantesco”, diz o síndico Fábio Ferreira.

A pandemia fez as pessoas comprarem mais pela internet e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico fez as contas: a expectativa de movimentação é de mais de R$ 16,6 bilhões entre 15 de novembro e a véspera do Natal. Os números significam um crescimento de 18% em relação ao ano passado.

Pelas esteiras de separação de produto passam quatro mil encomendas a cada hora. O aumento da demanda no período de Natal foi tão grande que empresas de entrega foram obrigadas a aumentar a mão de obra. Tudo para dar conta de receber, separar e direcionar as encomendas que chegam a todo momento.

“No início de dezembro, teve pico de até 100% de aumento de volume também comparado com 2020. Nós fizemos turno estendido, contratamos cerca de 50% da força de trabalho como temporários, para nos apoiar, e trabalhamos também alguns finais de semana”, conta o gestor de operações Edvaldo Borges.

 


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
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