Sexta-feira, 08 de Março de 2019, 07:42

Alvará com 5% de desconto deve ser pago até 29 de março em Sinop

Proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços de Sinop, que perderam o desconto de 20% (até o dia 31 de janeiro) e de 10% (até 28 de fevereiro) para pagamento do alvará de funcionamento para o exercício de 2019, ainda podem aproveitar o desconto de 5% até 29 de março. Após isso não serão concebidos mais descontos e os valores passarão a ter correções.

Ao todo, 7.878 empresas deverão fazer o pagamento do respectivo tributo. Sinop, atualmente, possui 11.992 empresas ativas, sendo que destas, 4.114 são inclusas na categoria MEI - Microempreendedor Individual - e são isentas do tributo. Em janeiro 21% das empresas optaram pelo pagamento com 20% de desconto.

Para fevereiro a expectativa do Secretário de Finanças Astério Gomes era de que este percentual aumentasse e agora para março espera-se um número ainda maior de empresas pagando a taxa uma vez que a prefeitura esta trabalhando para que todos os impostos e taxas da prefeitura possam ser pagos em qualquer instituição bancária.

Os valores para pagamento são definidos a partir de valores contidos no Código Tributário Nacional - Lei 109/2014 – e de tabelas ligadas à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnaes) de cada empresa. Os valores arrecadados são destinados a diversas ações do município, em atendimento das demandas existentes.