Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017, 07:34

Última Caravana do FCO do ano é hoje

Por: Renata Menezes | Sedec-MT

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) realiza a última edição da Caravana do FCO de 2017, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, com início sempre às 19h. A ação será promovida em parceria com o Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
Em Sinop a Caravana tem o apoio também da Câmara de Dirigentes Lojistas, onde será realizado o evento. Esta edição da Caravana do FCO será nesta Terça-feria, dia 12 de dezembro, as 19 horas, na CDL Sinop, localizada na Rua das Amendoeiras, 63, Centro.
O projeto é dirigido a empresários e/ou investidores interessados em obter crédito e visa divulgar as linhas de crédito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), nos segmentos empresarial e rural em Mato Grosso. Este ano, a Sedec realizou 20 edições da Caravana do FCO por diversos municípios do Estado, possibilitando assim, o desenvolvimento regional.
FCO em números
Conforme dados oficiais do FCO com o reaquecimento da economia nacional houve um aumento de 91% nas contratações dos recursos via FCO, de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2016.
Em 2017, até outubro, foram disponibilizados cerca de R$5,9 bilhões em recursos para os quatro Estados do Centro-Oeste (DF, GO, MS e MT), destes, cerca de R$2,8 bilhões foram destinados para Mato Grosso. Pela tabela apresentada, até outubro deste ano, já foram contratados R$1.951,233 em crédito via FCO nas duas modalidades, o que corresponde, a cerca de 78% do valor total disponível.
Os empregos gerados no Estado, no segmento empresarial, até outubro, registraram 9.666 diretos e 15.729 indiretos, já no rural, foram empregados 91.059 trabalhadores diretos e 148.838 indiretos.
FCO
O objetivo do FCO é contribuir para o desenvolvimento econômico e social, por meio do financiamento de empreendimentos ligados aos setores industrial, agropecuário, mineral, de turismo, de infraestrutura econômica, comercial e de serviços.
Para este ano, foram disponibilizados R$ 2.948 bilhões em recursos para Mato Grosso, sendo 50% para FCO Empresarial e 50% FCO Rural. Entre as vantagens do Fundo, estão: encargos financeiros diferenciados; bônus de adimplência de 15% sobre os encargos financeiros; isenção de tarifa de abertura de crédito (TAC) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF); e prazo ajustado à capacidade de pagamento.
FCO Empresarial
Linha de crédito com prazos, limites e encargos financeiros diferenciados, destinada a empresas que se dedicam a atividade produtiva nos setores industrial, agroindustrial, mineral, de turismo, de infraestrutura econômica e de comércio e serviços na região Centro-Oeste.
A dispensa da exigência de carta-consulta na linha do FCO Empresarial para financiamento de capital de giro dissociado às micros e pequenas empresas, bem como o financiamento de capital de giro dissociado às médias e grandes empresas no FCO Empresarial, permanece válida para 2017. A finalidade dessa linha é amparar gastos gerais relativos à administração do empreendimento, exceto a amortização e/ou liquidação de empréstimo e/ou financiamento no Sistema Financeiro Nacional.
FCO Rural
O FCO Rural tem como público-alvo produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, cooperativas de produção e associações, que exercem atividade produtiva no setor rural e que desejam iniciar, ampliar e modernizar seus empreendimentos na Região Centro-Oeste.
A linha de crédito oferece condições favoráveis e diferenciadas, tais como taxas de juros, limites financiáveis e prazos de pagamento e de carência. O produtor rural pode buscar todas as informações necessárias, para a captação do recurso, nas agências do Banco do Brasil, Sicredi e Desenvolve MT.
Serviço:
Caravana do FCO