Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017, 13:07

Virada Sustentável em Sinop tem inscrições prorrogadas até o dia 27

Por: Adriano Araújo/ Assessoria da Prefeitura

Interessados em inscreverem projetos para compor a programação da Virada Sustentável em Sinop têm mais tempo para submeterem suas propostas ao Festival. Isso porque as inscrições foram prorrogadas para o dia 27 desse mês. Anteriormente, o prazo se encerrava na próxima sexta-feira, dia 18.

Segundo Guilherme Melo, organizador do evento, o site do evento que recebe as inscrições ficou alguns dias fora do ar por problemas técnicos, por isso houve a prorrogação do prazo. “Devido à grande procura o site apresentou instabilidade, detectamos essa falha e achamos justo estender o prazo para que quem quiser inscrever os seus projetos consiga fazer sem prejuízos. Aproveitamos o ensejo e estamos aqui tirando dúvidas sobre a formatação dos projetos e como se inscrever. Acreditamos em Sinop, todo são muito bem-vindos e não temos dúvida que será um grande evento”.

No site, é necessário realizar um cadastro para submissão das propostas que trabalhem com algum dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). É possível pleitear financiamento para projetos que necessitem de verba para cachê ou estrutura, tais como palco, sistema de som, sistema de luz, materiais, entre outros. Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos.

Em formato de edital, as inscrições são abertas para artistas e grupos de áreas como teatro, cinema, música, fotografia e artes plásticas, ONGs, coletivos, oficineiros, palestrantes, movimentos sociais, entidades e escolas. As informações, critérios e diretrizes aos participantes devem ser acessadas no endereço eletrônico www.viradasustentavel.org.br.

O conteúdo apresentado será analisado pela equipe de produção do evento e organizações parceiras. Poderão participar desde projetos que necessitem de cachê, estrutura e espaços para sua realização, até aqueles que só necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar na programação oficial do evento. Não serão aceitos projetos de cunho partidário ou religioso ou que estimulem qualquer tipo de discriminação em função da raça, credo ou condição social.

Considerado o maior festival de sustentabilidade do país, a primeira Virada Sustentável Sinop será realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Serão três dias com atividades e instalações distribuídas na região central compreendida pelas praças da Bíblia e da Bandeira.

A edição de Sinop da Virada Sustentável tem patrocínio da Nascentes do Xingu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e produção cultural da 3 Apitos. Segundo Lineu Machado, gerente da Águas de Sinop, o projeto vai de encontro a essência da empresa que é a sustentabilidade.

“Ações como a virada reforçam o nosso conceito, e nós das Águas de Sinop, por meio da holding Nascentes do Xingú, estamos orgulhosos por estar promovendo esse evento e participando também com apresentações”, declara Lineu.

O evento chega a Sinop após a articulação realizada pela Diretoria de Cultura da Prefeitura de Sinop, junto ao Instituto Virada Sustentável. “Enquanto Prefeitura, estamos muito felizes em receber a Virada Sustentável que participa oficialmente do mês do aniversário da cidade. É a primeira edição no Centro-Oeste e estamos nos organizando para que tudo ocorra da melhor maneira para a população e quem propôs projetos”, explica Coutinho.

A Virada Sustentável é um festival que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo e, desde então, vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável, na capital paulista, reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.

1ª Virada Sustentável Sinop
De 29 de setembro a 01 de outubro