Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 08:17

A Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio.

Por: Redação com Assessoria

A estimativa de crescimento de 4,5% na comparação com o ano passado, nas vendas de Páscoa deste ano anima os empresários. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e abrange itens característicos como chocolate, vinhos, vestuário e outros.

O comércio brasileiro espera um faturamento total de R$ 3,44 bilhões em vendas relacionadas à Páscoa.

Estamos na Semana Santa, e o consumidor já está de olho nas compras. O forte das vendas deve ser no sábado, dia 30.
Mas atenção, na sexta-feira Santa (29), o comércio não poderá abrir, conforme decreto federal. É um dos cinco feriados nacionais onde é vedado o funcionamento.

Se confirmada a expectativa, será o quarto ano seguido de alta nas vendas. A trajetória de crescimento que vinha sendo observada desde 2016 foi interrompida apenas em 2020, ano em que se iniciou a pandemia de covid-19, que afetou severamente toda a economia.

De acordo com a CNC, a valorização do real frente o dólar ajudou a tornar mais baratos preços de produtos importados. A taxa de câmbio, que às vésperas da Páscoa de 2023 se situava em R$ 5,20, atualmente se encontra perto dos R$ 5 – um recuo de quase 4,3%.