
O mês do Natal se aproxima e o consumidor terá mais tempo para ir às compras. O comércio terá 22 dias com horário prolongado.
A partir do dia 2 de dezembro, até o dia 25, o funcionamento será de segunda a sábado até às 22h, aos domingos até 19h e na véspera de natal até às 18h.
A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial e Empresarial de Sinop solicitaram à prefeitura esta alteração e foram atendidos através do decreto 309/2022. “Quem é vendedor vai aumentar o fluxo de vendas e quem recebe salário fixo deve ganhar os benefícios de folgas ou pagamento de horas extras. É um dos melhores períodos também para os lojistas”, disse a gerente da CDL, Vanusa Ires.
O levantamento da CDL aponta dois segmentos que se destacam em abrir mais vagas nesse período. O de confecções e vestuário, já que o consumidor tende a comprar mais roupas e calçados devido às festividades e o outro é o de restaurantes, por conta das confraternizações de fim de ano.
A estratégia é vender mais e proporcionar aos consumidores que trabalham um horário maior para as compras de natal, principalmente nos setores de roupas, calçados, brinquedos, perfumarias, presentes, eletrodomésticos e outros.
De acordo com a CDL fica a critério do lojista aderir ou não ao horário especial e caso o empresário escolha abrir até mais tarde, deve se planejar com a organização das escalas de trabalho, compensação de horas e pagamento de horas extras dos funcionários, observando as obrigações trabalhistas previstas na convenção coletiva de trabalho.
A cidade também terá uma programação especial de Natal com decoração e apresentações culturais. O lançamento foi realizado nesta semana pela prefeitura.
“Estamos fazendo esse Natal para ser o melhor da história de Sinop. Será bom não só para Sinop, mas também para a região. Queremos fomentar o turismo, trazer as pessoas de outras cidades para cá, consumir aqui, movimentar os hotéis e também impulsionar a nossa economia, além de resgatar o verdadeiro significado do Natal”, disse o prefeito Dorner, através da Assessoria.