Notícias

Sábado, 13 de Junho de 2020, 07:34

Tamanho do texto A - A+

HOJE É DIA DE SANTO ANTÔNIO


Santo Antônio recebeu como nome de batismo Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Ele nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu com 36 anos nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 13/06/1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. Sua memória é celebrada pela igreja em 13 de junho.

Em função da devoção profunda e pessoal de Ênio Pipino, um dos pioneiros da cidade, que além de colonizar o nortão de Mato Grosso também veio com o objetivo de difundir sua religião, Santo Antônio foi escolhido Padroeiro de Sinop e por isso a data é também um feriado municipal.

Esta ligação do santo com a cidade resultou na união de um designer 3D e uma artista de Sinop em 2014, na busca da verdadeira face de Antônio. Cícero Moraes, designer 3D, tornou-se uma referência no campo da reconstrução facial forense, através de suas técnicas e do uso de programas de código aberto como InVesalius e Blender.

A pedido do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua ele realizou o processo de reconstrução facial de Santo Antônio de Pádua. Para isso alem de Cícero outros profissionais participaram do projeto, como a equipe do Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da Universidade de São Paulo e o Dr. Paulo Eduardo Miamoto Dias, doutor em Odontologia Legal pela USP. Também colaboraram o Centro de Estudos Antonianos, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI de Campinas), uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Para fazer o modelo 3D colaboraram o Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva e o desenvolvedor Paulo Henrique Junqueira Amorim e Thiago Franco de Moraes, todos da Divisão de Tecnologias Tridimensionais do CTI. E o arremate final ficou a cargo da artista plástica Mari Bueno.

O busto de Santo Antonio foi apresentado no Museu de Antropologia da Universidade de Pádua e viajou pela Itália e hoje está localizado na Igreja Santo Antônio de Sinop.

CONHECENDO MELHOR SANTO ANTÔNIO:
Nascido em uma família nobre e rica ele foi educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Com uma inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade, não encontrou dificuldade nos estudos. Em 1220, quando estava em Portugal, conheceu a família dos Franciscanos com a chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos mortos em Marrocos o que levou o jovem a entrar para a ordem dos franciscanos. Ele adotou o nome de Antônio e partiu para Marrocos, encantado pelo testemunho dos mártires e também pela vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar para Europa. Tendo Francisco de Assis como um ícone foi à Itália conhecer o “Pobre de Assis”. Depois do encontro foi autorizado e designado a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas nele não permaneceu, pois sua vontade era pregar pelas vilas e cidades, atendendo aos necessitados. Assim percorreu várias regiões da Itália e do sul da França. Neste sentido, Santo Antônio se destacou por sua vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza.

Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, até morrer para esta vida e entrar para a Vida Eterna. Foi sepultado em Pádua, numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Ele foi canonizado no ano seguinte, em 1232, pelo papa Gregório IX.

A HISTÓRIA DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE SINOP
Apesar da fundação da cidade de Sinop ter ocorrido no dia 14 de setembro de 1974 a cidade, que é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970, recebeu as primeiras famílias vieram no ano de 1972, em sua maioria dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Desta forma a primeira missa da cidade foi realizada em outubro de 1972, no acampamento da Colonizadora, celebrada pelo Padre João Salarine que na época era pároco de Alto Paraguai. No ano de 1974 chegou a cidade o Padre Geraldo da Silva Araújo que passou a celebrar missas semanalmente, na primeira sala de aula de Sinop.

Em 1974, por ocasião dos preparativos da fundação, a Colonizadora desmatou a área no cruzamento das Avenidas Sibipirunas e Embaúbas e a levantou a CAPELA SANTO ANTÔNIO, para a missa de fundação que foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Diamantino Dom Henrique Froelich, que depois veio a ser o primeiro Bispo de Sinop em 1982. Também em 1974 chegaram as primeiras religiosas pertencentes a ordem Santo Nome de Maria para trabalhar mais na área da educação.

Dois anos depois, em 1976, foi criada a PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, a primeira de Sinop, comandada pelo Padre João Salarine. Na mesma época foi construído o Salão de Festas da Igreja, para atender aos eventos católicos e da comunidade como casamentos e aniversários.

Em 1985 foi construído o primeiro templo da igreja Santo Antônio, ao lado da antiga capela, que depois foi demolida. Em 1994 a igreja foi reerguida e modernizada no ano de 2000 e novamente construída e entregue a comunidade em 2018.

A atual igreja Santo Antônio tem com capacidade para 800 pessoas sentadas, é climatizada e conta com uma das arquiteturas mais belas de Mato Grosso, com arte sacra pintada por Mari Bueno, como a imagem do altar onde um gigantesco Jesus Cristo saúda os fiéis entre flores, pássaros e peixes, além do busto de Santo Antonio.
 
 
igreja santo antonio

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei