Notícias

Quarta-feira, 15 de Julho de 2020, 07:21

Tamanho do texto A - A+

PARABÉNS pelo Dia do homem

 

Não… o Dia do Homem não é em 01 de novembro, dia de Todos os Santos, como muitos costumam brincar. No Brasil a data é festejada desde 1992 e é no dia 15 de julho.


Ela surgiu por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Segundo Edson Luiz Marques Santos, escritor, poeta brasileiro e um dos fundadores da Ordem a escolha de tal dia foi uma brincadeira com a data de aniversário da mãe de um dos membros presentes a um jantar da Ordem em São Paulo, no qual estavam presentes a escritora Mariazinha Congílio, o maestro Mário Albanese, o jornalista João Marcos Cicarelli, além do próprio escritor Edson Marques.


A partir de 1993 a Tertúlia Pensão Jundiaí, uma espécie de academia informal de escritores criada por Mariazinha, passou a celebrar o dia do homem, escolhendo uma personalidade a ser agraciada com o Troféu Moringa. O jantar e a entrega do prêmio são realizados de preferência no dia 20 de julho, data em que o primeiro homem pisou na lua, simbolizando a vitória do homem versus universo.


Já internacionalmente o dia do homem é comemorado em 19 de novembro. A data foi instituída em 1999 quando o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista destacar a saúde do gênero masculino para a comunidade internacional, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU) que fosse criado um dia para tal objetivo. É por isso que atualmente é realizado o Novembro Azul, mês de conscientização do Câncer de Próstata.


Seja para homenagear feitos, seja para alertar sobre a saúde, fato é que os homens merecem suas datas comemorativas e o comércio tem aproveitado cada dia mais. Ano a ano as empresas têm marcado o dia 15 de julho com promoções e agrados aos clientes. E este ano com a realização da Liquida CDL Sinop na semana do Dia do Homem a população tem um motivo a mais para presentear os homens.


“Lojas de roupas, sapatos, óculos, relógios e de perfumes naturalmente aproveitam este dia do homem para impulsionar as vendas, mas como sempre destacamos cabe a cada lojista utilizar as oportunidades para impulsionador as vendas, então fica a dica”, lembrou o presidente da CDL Sinop Marcos Antônio Alves.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei