Notícias

Segunda-feira, 16 de Maio de 2022, 07:12

Tamanho do texto A - A+

Campanha pede que sinopenses não deem esmola, com objetivo de diminuir andarilhos

Por: Redação com Assessoria

A Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA” foi lançada em Sinop, pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua de Sinop (CIAMP), quer a promoção da dignidade e diminuição das pessoas em situação de rua em Sinop.

“O objetivo dessa Campanha é mostrar que a esmola não ajuda, muito pelo contrário, ela pode estimular o consumo de álcool e outras drogas, a violência social e exploração infantojuvenil. Por isso, é uma campanha orientativa, nós queremos mostrar para a população que pode sim continuar doando e ajudando o próximo, porém direcionando as doações para o local correto, para as entidades e instituições que de fato ajudam as pessoas a conquistarem sua autonomia e a saída das ruas”, explicou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.

A criação da Campanha possui a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Trânsito. “Essa é uma demanda atendida diariamente pela Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe de Abordagem Social do CREAS, mas é muito importante lembrarmos que esse assunto também diz respeito a Saúde, já que temos inúmeros casos de pessoas com dependências químicas e transtornos mentais, diz respeito a Segurança Pública, porque muitas vezes existe vandalismo, importunação, assédio e pequenos delitos. É uma responsabilidade do Trânsito, já que presenciamos diariamente algumas pessoas pedindo nos semáforos e atrapalhando as vias, e é também uma responsabilidade de toda a sociedade que precisa se conscientizar sobre a melhor forma de realizar um encaminhamento para uma pessoa em situação de rua”, explicou a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, durante a apresentação dos trabalhos realizados pela equipe do CREAS.

Um trabalho documental, mostra os dados referentes a abordagem, serviços oferecidos e o cronograma das ações da campanha, que abrange uma série de atividades como blitz orientativas no trânsito, entrevistas, instalação de placas e outdoors na cidade.


BLITZ
A primeira ação da Campanha “SUA ESMOLA NÃO AJUDA”, foi realizada na manhã desta sexta-feira (13) com a entrega de panfletos no trânsito e orientação aos motoristas.

A Campanha também possui um site com as orientações em relação ao acolhimento adequado, depoimento de pessoas acolhidas e ações já realizadas pelo Comitê. www.ciampsinop.com

esmola.jpeg

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei