
Em comemoração ao jubileu de 60 anos da área de Administração no Brasil e dos 35 anos de atuação do Conselho Regional em Mato Grosso (CRA-MT), a CDL Sinop e a Unemat promoveram uma noite de celebração, com palestras e mesas redondas para acadêmicos e também formados.
Em 1965, o curso de Administração foi regulamentado no Brasil pela Lei nº 4.769, que estabeleceu o exercício profissional da área e determinou que o bacharelado em Administração Pública ou de Empresas, com currículo fixado pelo Conselho Federal de Educação, seria privativo de profissionais diplomados. A legislação também criou o Sistema CFA/CRA para fiscalizar a ética e a qualidade técnica dos administradores. Em Mato Grosso, o CRA é presidido pelo empresário Hélio Tito Simões de Arruda.
“Chegar aos 60 anos é motivo de orgulho para toda a classe. A profissão de administrador ajudou a estruturar empresas, instituições públicas e organizações em todo o país, sempre pautada pela ética, pela técnica e pela busca de resultados que gerem desenvolvimento”, destacou Tito.
O encontro, realizado na última semana, reuniu profissionais, empresários, estudantes e autoridades. Promovida pelo CRA-MT, em parceria com o Conselho Federal de Administração, a Unemat (campi de Juara e Sinop) e as CDLs de Juara e Sinop, a programação destacou o papel transformador da boa gestão no desenvolvimento regional e nacional, como destaca o organizador em Sinop, professor Ronald Tavares Pires da Silva.
“Celebrar a Administração é reconhecer a importância da boa gestão em todos os níveis da sociedade. É por meio de profissionais qualificados e conscientes de seu papel que conseguimos construir organizações mais eficientes, humanas e sustentáveis”, afirma Ronaldo.
Representando o Conselho Federal de Administração, Keila Cardoso Furquim ressalta a importância do registro junto ao conselho. “O registro profissional é o que assegura legitimidade e valorização à carreira. Ele garante que o administrador atue dentro dos princípios legais e éticos da profissão, fortalecendo toda a categoria”.
O presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, destacou a parceria envolvendo comerciantes, estudantes e a sociedade. “Essa integração entre o setor produtivo e o meio acadêmico é fundamental. O comércio precisa de gestores bem preparados, e a Administração é a base que sustenta o crescimento das empresas e o desenvolvimento da cidade”, comentou.
O diretor pedagógico-financeiro da Unemat Sinop, professor Júlio Cesar Beltrame Benatti, cita a relevância do curso para a cidade. “A Administração forma líderes, empreendedores e gestores que ajudam a movimentar a economia e transformar realidades locais. Em Sinop, temos visto o reflexo disso na consolidação de novos negócios e na inovação das práticas de gestão”.
A coordenadora do curso de Administração na Unemat, professora Adriana Redivo, também celebrou o momento. “É uma honra participar dessa história. A cada nova turma, reafirmamos nosso compromisso com uma formação que alia conhecimento técnico, visão estratégica e responsabilidade social”, indicou.
A Câmara de Sinop celebrou a data com a entrega da moção de aplauso aos professores e diretores, que receberam a homenagem das mãos do vereador Célio Garcia. “Essa moção é um reconhecimento público a todos que contribuem para o fortalecimento da Administração como ciência e profissão. Valorizar quem ensina e quem pratica a boa gestão é investir no futuro de Sinop”, completou.