O Shopping Sinop será ponto de atendimento da Justiça Eleitoral nesta sexta (20) e sábado (21). Das 10h às 20h, será realizado um mutirão voltado à regularização da situação eleitoral da população, próximo ao acesso B. A ação é da 22ª Zona Eleitoral de Mato Grosso e tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços por meio do atendimento descentralizado.
Durante o mutirão, os eleitores poderão emitir o primeiro título, solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais, emitir segunda via do documento, realizar a coleta biométrica, além de consultar pendências e quitar eventuais multas.
Para ser atendido, é necessário apresentar a documentação conforme o tipo de serviço solicitado. Quem busca emitir o primeiro título deve apresentar documento oficial de identificação, CPF, comprovante de endereço recente e, para homens a partir do ano em que completam 19 anos, o certificado de reservista.
Nos casos de revisão cadastral ou transferência do título, é preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e, quando necessário, documentação que comprove a alteração de dados, além da quitação de eventuais multas.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, mais de 2,5 milhões de eleitores em Mato Grosso estão aptos a votar. Em Sinop, cerca de 117 mil pessoas devem ir às urnas nas próximas eleições. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, quando a população escolherá deputados federais e estaduais, senador, governador e presidente da República.
Determinada pelo juiz da 22ª Zona Eleitoral, Cristiano dos Santos Fialho, a iniciativa busca facilitar o acesso dos eleitores e eleitoras aos serviços da Justiça Eleitoral, especialmente para quem enfrenta dificuldades de deslocamento até o Cartório Eleitoral.
“O principal objetivo é fortalecer o acesso à cidadania e garantir que os eleitores e eleitoras estejam com a situação regularizada, especialmente em ano de eleição, e levando em conta que o Cadastro Eleitoral será fechado a partir do dia 06 de maio. Ou seja, este será o prazo final que o cidadão ou cidadão terá para regularizar a situação”, ressalta o magistrado.