
Levantamento realizado pelo CISE (Centro de Informações Socioeconômicas) da Unemat, em parceria com a CDL Sinop, revela que 66% dos consumidores pretendem realizar suas compras do Dia dos Namorados em lojas do comércio local.
O dado reforça o papel estratégico da data comemorativa para o varejo sinopense, movimentando diferentes segmentos, como vestuário, flores, cestas de café da manhã, cosméticos e refeições especiais.
A pesquisa, que ouviu 190 consumidores, também mostra que 26% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 300 com o presente.
Outros 29% afirmaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 17% disseram que irão investir entre R$ 200 e R$ 300. Já 14% planejam gastos de até R$ 100.
Esse cenário revela um tíquete médio relevante, especialmente se considerado o impacto positivo em setores que oferecem produtos e serviços personalizados ou com maior valor agregado.
De acordo com o economista e coordenador do CISE, Feliciano Azuaga, os números revelam mais do que boas expectativas para o comércio local – eles também sinalizam uma dinâmica econômica mais estável.
“Os dados refletem a confiança do consumidor na economia local e também uma valorização do comércio de Sinop. Essa intenção de compra mais elevada indica uma expectativa de aquecimento nas vendas, o que é essencial para movimentar a economia urbana. Além disso, quando os consumidores escolhem comprar na própria cidade, fortalecem o ciclo virtuoso da economia local, gerando empregos, receita e estimulando novos investimentos”.
A pesquisa também apontou que, em comparação a 2024, 34% dos consumidores afirmam que pretendem gastar mais neste Dia dos Namorados. Outros 40% planejam gastar o mesmo valor, enquanto apenas 14% declararam que vão gastar menos.
Esse dado reforça o momento de otimismo e mostra que a data tende a ser mais forte que a do ano passado, especialmente entre casais que buscam experiências ou presentes mais elaborados.
Para o presidente da CDL Sinop, Edmundo Costa Marques Neto, os resultados reforçam o potencial da data, mas também servem como motivador para que os empresários do setor se mobilizem.
“A pesquisa ajuda a direcionar as estratégias dos lojistas e comprova que o consumidor sinopense continua priorizando o comércio local. Mas os dados também mostram que menos da metade dos comerciantes pretende fazer alguma campanha para o Dia dos Namorados. É fundamental que o setor aproveite esse cenário promissor, invista em promoções, ambientações temáticas e ações de divulgação para atrair ainda mais consumidores e garantir boas vendas”.
O CISE é uma iniciativa do Curso de Ciências Econômicas e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) da Unemat/Sinop. Desde 2013, em parceria com instituições como a CDL Sinop, acompanha indicadores fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade e da região, como o Índice de Confiança Empresarial (ICE) e o Índice de Preços ao Consumidor de Sinop (IPC Sinop).





R$ 22 BILHÕES EM NÍVEL NACIONAL
Apesar de uma leve queda no número de consumidores que pretendem comprar presentes (93 milhões neste ano, contra 95,9 milhões em 2024), o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22,14 bilhões no comércio brasileiro, segundo pesquisa da CNDL e do SPC Brasil. O valor considera um gasto médio de R$ 238 por pessoa.
A maioria dos entrevistados (61%) planeja comprar apenas um presente, e os mais procurados continuam sendo roupas (38%), perfumes e cosméticos (34%) e calçados (20%).
Entre os que devem comprar, 33% afirmam que gastarão mais do que no ano passado, motivados por presentes melhores, aumento de preços e melhora na renda.
Por outro lado, 16% devem reduzir os gastos, principalmente para economizar ou pagar dívidas.
A pesquisa também aponta que 57% das compras serão feitas em lojas físicas, com destaque para shoppings centers, enquanto 36% preferem a internet, principalmente por meio de aplicativos. A maioria pretende pagar à vista (69%), sendo o PIX a forma mais citada.