
A preferência cada vez maior pelo pagamento instantâneo sinaliza uma mudança profunda no comportamento do consumidor e impõe novos desafios.
A forma como os brasileiros escolhem pagar suas compras no Dia dos Pais está mudando. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o pagamento à vista será a principal escolha para 76% dos consumidores.
A grande novidade? O PIX, que será utilizado por 46% deles, registrando um crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano passado.
A preferência cada vez maior pelo pagamento instantâneo sinaliza uma mudança profunda no comportamento do consumidor e impõe novos desafios (e oportunidades) para o varejo brasileiro.
Segundo João Misko, diretor de Produtos (CPO) da Stone, essa opção do cliente tem uma justificativa clara.
“A rápida consolidação do PIX se deve à combinação de praticidade e agilidade. Ele oferece uma experiência instantânea, disponível 24 horas por dia, o que atende ao perfil do consumidor atual, que valoriza conveniência e rapidez”, aponta.
Além disso, o especialista destaca que a confiança no uso do PIX no dia a dia, como em contas, serviços e transferências, contribui para que o meio seja considerado seguro e atrativo no comércio.
“Promoções com diferenciação de preço por forma de pagamento também tornam o PIX mais vantajoso na percepção do cliente”, completa.
Impacto direto no caixa do lojista
Do ponto de vista operacional, o crescimento do PIX também traz benefícios diretos para o comerciante neste Dia dos Pais. Como o dinheiro cai na conta na hora, há melhora na liquidez e mais previsibilidade no caixa. Diferenciais importantes, especialmente em datas sazonais como o Dia dos Pais.
“Diferente das vendas no cartão, que envolvem prazos de repasse e taxas, o PIX reduz a dependência de crédito para manter o capital de giro. Isso permite uma gestão mais eficiente de estoque, pagamentos e reinvestimentos”, afirma Misko.
Por outro lado, o executivo da Stone alerta para o cuidado com o controle financeiro. “É fundamental que o lojista tenha um bom sistema para registrar e conciliar as entradas. Também é importante integrar o PIX aos processos de venda, seja na loja física ou online, com segurança e clareza”.
Por outro lado, apesar do avanço do PIX, 39% dos consumidores ainda pretendem parcelar as compras, principalmente via cartão de crédito. A média será de 3,4 parcelas. Os principais motivos são a intenção de reduzir o impacto no orçamento e a possibilidade de comprar presentes melhores.
Segundo Misko, o varejo pode e deve atender aos diferentes perfis de consumo com estratégias equilibradas.
“É possível oferecer descontos para quem paga à vista via PIX e, ao mesmo tempo, manter parcelamentos sem juros ou com taxas mais baixas para quem prefere dividir o valor. O importante é ter uma comunicação transparente e dar opções para o cliente escolher o que cabe no bolso”, orienta.
Multicanais e novos hábitos de consumo
Para João Misko, o varejo nacional está mais preparado do que nunca para oferecer uma experiência de pagamento multicanal, inclusive os pequenos e médios empreendedores. Sistemas de gestão integrados, links de pagamento e maquininhas que aceitam PIX por QR Code já são uma realidade. Porém, ele aponta que ainda há desafios estruturais.
“Muitos lojistas precisam evoluir em áreas como logística, unificação de estoque e marketing digital. Essas questões são fundamentais para se manter competitivo, especialmente nas vendas online e em datas comemorativas”, ressalta o especialista.
Outro comportamento que chama a atenção é o pagamento compartilhado. Segundo a pesquisa de Dia dos Pais da CNDL, 16% dos consumidores pretendem dividir o valor dos presentes com familiares, principalmente irmãos (40%) e cônjuges (34%). Para atender a essa tendência, o varejo pode oferecer soluções de pagamento múltiplo, via links, carteiras digitais e e-commerces que aceitem divisão por diferentes fontes.
E o futuro?
De olho no futuro, Misko vê a digitalização e a personalização como os principais motores de transformação no setor de pagamentos.
“A integração entre canais, o uso de carteiras digitais, links de pagamento em redes sociais e o próprio PIX automático tendem a ganhar força. A inteligência artificial também vai atuar como aliada do lojista, ajudando na criação de conteúdo, atendimento automatizado e análise de dados para recomendar o meio de pagamento ideal para cada cliente”, destaca.
Já na prática, isso significa que o consumidor buscará cada vez mais experiências de compra fluidas, rápidas e seguras, com menor atrito possível no momento do pagamento. “Inovação e simplicidade precisam caminhar juntas. Quem oferecer isso estará à frente na fidelização e no aumento das vendas”, finaliza Misko.