
De 03 a 13 de setembro acontece a SEMANA BRASIL, participar dela é fácil e não tem custos para o lojista. Basta o empresário se cadastrar no site http://semanadobrasil.com/, vestir sua equipe e decorar sua empresa de verde e amarelo e oferecer descontos especiais para este período. O empresário também pode utilizar o material desenvolvido para esta Semana baixando as peças no link: http://www.cdlsinop.com.br/servicos/semana-do-brasil-2020/9242.
Neste aspecto além da decoração interna da loja uma vitrine bem montada é capaz de realizar uma das tarefas mais difíceis para quem trabalha no comércio: convencer o consumidor a entrar na loja. Também ajuda a sua loja a se posicionar no mercado e mostrar ideias novas. Na prática, uma vitrine atrativa pode aumentar as vendas em até 30%, segundo o SEBRAE.
Assim separamos algumas dicas para preparar sua empresa para a SEMANA BRASIL:
1- Desperte o desejo
A vitrine deve mostrar aquilo que você tem dentro da loja. E sempre que você a renova você já atrai o público. Fica evidente que mudou alguma coisa. Uma técnica é trabalhar um ponto de referência, um detalhe. Deve seguir ainda o conceito da loja como um todo e não apenas ser uma instalação. Uma vitrine eficiente é aquela que desperta no futuro comprador o desejo de entrar na loja e conhecer o restante das ofertas que estão em seu interior.
2- Atenção ao lado mais atrativo
A tendência natural das pessoas é olhar primeiro para o lado direito e depois para o esquerdo. Assim, seus principais produtos devem ficar à direita de quem entra. Na vitrine, não esconda peças menores atrás de maiores. Esse é um erro comum!
3- Cores e exposição de produtos
Cada produto deve ser exposto de acordo com o público que a loja quer conquistar. Você pode trabalhar uma vitrine só com cores. Por exemplo, nesta semana abusar do verde, amarelo, azul e branco. As cores são as responsáveis pelo clima da loja.
4- Valorize o produto
O produto nunca deve ficar no chão, e sim sobre uma base elevada. A roupa deve estar sempre passada e com acessórios complementando o visual.
5- Iluminação
Tenha ponto de luz em cima e em baixo. Trabalhe com a iluminação em trilhos: cada vitrine vai ter uma iluminação diferente.
6- Não entulhe
O segredo está em mostrar o maior número possível de produtos, mas sem “entulhar”, ou seja, encher demais o espaço e confundir o consumidor.
7- Etiquetas e limpeza
As etiquetas de preço devem estar visíveis mas nunca use etiquetas danificadas e não deixe pó acumulado sobre os produtos.
8- Loja de rua com poucos detalhes
Quando a loja fica na rua, as chances de que o consumidor se distraia são muito maiores do que num shopping. É por isso que a vitrine deve ter poucos detalhes e chamar a atenção pelo conjunto.

DECORAÇÃO NAS PROMOÇÕES
Na decoração observe o lado comercial, o retorno financeiro. Faça uma decoração dinâmica, valorizando produtos ali expostos.
1- Materiais duráveis e de fácil manutenção
Faça uma decoração atemporal, ou seja, que você possa usar em outras oportunidades, adequando-os a cada ocasião. Neste sentido, use materiais de alta durabilidade e de fácil manutenção. O que deve mudar com frequência são os detalhes, que aos olhos do consumidor surgem como novidade.
2- Foco no produto e no consumidor
Assim como a vitrine, a decoração na PROMOÇÃO deve ser adequada ao perfil do seu público-alvo e do produto. E atenção: a decoração não pode se sobrepor ao produto, pois ele é a estrela da cena. Exemplo: na loja popular, deve-se compor um ambiente simpático e que não demonstre ostentação, deixando para trás a prática de lojas mal iluminadas, com acabamentos de gosto duvidoso e equipamentos de baixa qualidade.
3- Expondo e vendendo bem
Os equipamentos mais adequados para as lojas de vestuário são os modulados e flexíveis, com comprimentos e volumes diferentes, que permitem mudar o layout para adaptação a qualquer ocasião. Tenha ainda mesas de apoio para destacar a variedade de produtos.
4- Self-service
Convide o cliente a apanhar o que está exposto e a dirigir-se ao caixa. Em lojas de roupas e calçados, é preciso ter grades completas de produtos à disposição.
5- Criatividade
É a criatividade na escolha dos materiais na decoração de uma loja o que faz a diferença aos olhos do consumidor. A pintura texturizada, por exemplo, é barata e garante resultados bem sofisticados.
Fidelização
As pessoas sofrem influência direta do ambiente onde se encontram. Cores, aromas e energias provocam uma troca de sensações muitas vezes imperceptível. O que fica registrado na memória é se a compra naquele local foi prazeroso ou não. Se foi, o cliente quer voltará comprar mais. Aproveite a PROMOÇÃO e proporcione a seu cliente estas sensações agradáveis, para que ele sinta vontade de voltar.
1- Ambiente temático
Pense em criar um ambiente diferenciado, que possa estimular a percepção dos clientes em relação aos produtos e ofertas da loja. Pode estar relacionado a uma cultura, tempo da história ou apresentar características que levem o cliente a sentir o “clima” da empresa.
2- Satisfação completa
Além de fazer a promoção completa, é importante também satisfazer as necessidades dos clientes que entram na loja dispostos a aproveitar as suas ofertas. Para tanto, os vendedores devem agir como assessores e as lojas têm a obrigação de transformar a experiência de compra em algo positivo.