Agência Brasil

Mais de 119 milhões de brasileiros utilizaram a internet para acessar bancos ou instituições financeiras em 2024, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. O número representa um salto de 22,5 milhões de pessoas em apenas dois anos. Isso significa que mais de 70% da população com acesso à internet passou a realizar movimentações financeiras online, o que reforça uma tendência cada vez mais consolidada: o uso dos canais digitais na vida cotidiana – e, especialmente, na hora de pagar.
Esse novo comportamento representa uma mudança importante no perfil do consumidor e exige atenção redobrada dos empresários e lojistas. Para o presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, esse crescimento traz desafios, mas principalmente oportunidades.
“A digitalização dos pagamentos precisa ser encarada como um movimento irreversível. Os empresários que entendem isso e se adaptam mais rápido saem na frente. Ter uma estrutura preparada para aceitar pagamentos digitais com agilidade e segurança é uma forma de melhorar a experiência do cliente e até fidelizá-lo”.
A gerente executiva da CDL Sinop, Vanusa Ires, destaca ainda que esse crescimento no uso dos bancos online e, especialmente, do Pix, mostra como os consumidores estão priorizando rapidez e praticidade.
“Hoje, o Pix é um hábito. Muitos clientes sequer andam com dinheiro ou cartão, e isso muda a lógica do atendimento. É fundamental que os lojistas fiquem atentos na hora de receber, se protejam contra fraudes e tenham sempre alguém da equipe preparado para ajudar o cliente a finalizar a compra com segurança”.
Apesar da força dos meios digitais, Edmundo reforça que o varejo deve continuar oferecendo alternativas. “O consumidor precisa de liberdade. Não podemos deixar de oferecer opções como cartão, boleto ou até mesmo dinheiro em algumas situações. O importante é dar ao cliente a chance de pagar como for melhor para ele”.
A CDL Sinop incentiva que os empresários se atualizem constantemente, invistam em segurança digital e aproveitem as novas ferramentas financeiras como aliadas para fortalecer seus negócios.